As contribuições e limites para a produção do conhecimento científico: De Sócrates a Foucault

  • Autor
  • Carla Roseane de Sales Camargo
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma síntese das principais características da produção do conhecimento científico nos períodos greco-medieval, moderno e do padrão marxiano, bem como apresentará algumas contribuições e limites para essa produção a partir de autores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Bacon, Kant, Hegel, Marx, Nietzsche e Foucault. Para tanto, o presente artigo utilizou-se de pesquisa bibliográfica em fontes como: artigos, livros e sites que discorrem sobre a referida temática. Será apresentada, ainda, uma síntese das abordagens epistemológicas classificadas por Gamboa (2008) em três grupos: as empírico-analíticas, as fenomenológico-hermenêuticas e as crítico-dialéticas, buscando ressaltar a importância de seu conhecimento para a produção do conhecimento científico na área da educação.

     

     

  • Palavras-chave
  • Conhecimento científico. Método científico. Abordagens epistemológicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tópicos Especiais em Educação
Voltar Download
  • História    e    historiografia    da    Educação        
  • Política    Educacional    e    Gestão    
  • Formação    de    professores 
  • Educação    Especial    
  • Ensino de Ciências e Matemática
  • Educação e Arte
  • Educação, cultura e diversidade
  • Educação e Tecnologia
  • Aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas escolares
  • Tópicos Especiais em Educação

Comissão Organizadora

Érico Ribas Machado

Comissão Científica