PESQUISA COLABORATIVA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS
Diego Alexandre Divardim de Oliveira – UEPG. dadoliveira@uepg.br. Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura-GEPAVEC/UEPG.
Ana Luiza Ruschel Nunes – UEPG. analuizaruschel@gmail.com. Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura-GEPAVEC/UEPG.
6 - Educação e Arte.
No decorrer de oito anos de reflexões sobre a formação do professor de Artes Visuais foi possível observar e refletir sobre a relação estabelecida entre a prática e a teoria, desde a formação inicial do acadêmico vinculado ao PIBID, passando pelo Mestrado em Educação, até a sua atuação no Ensino Básico e no Ensino Superior e, é neste último que percebemos a complexidade e importância das disciplinas Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais I, II, III e IV do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG, refletindo sobre suas possibilidades e sobre as possíveis contribuições da pesquisa colaborativa na formação inicial e continuada dos docentes, e para uma mudança de paradigmas.
É muito importante ressaltar que nossas reflexões sempre se deram a partir da prática e na prática docente. Assim, no decorrer deste período, as experiências ocorreram durante: a formação inicial, enquanto acadêmicos bolsistas PIBID-Artes Visuais/2009 (2010-2012), quando os processos colaborativos faziam parte de nossas ações; durante o Mestrado em Educação (2013-2015), momento em que nos dedicamos à pesquisa sobre a formação continuada da professora supervisora da área na escola, proporcionada pelos processos colaborativos do PIBID-Artes Visuais/2009; nossa atuação docente no ensino superior (2015), quando nos dedicamos à formação de professores de Artes Visuais intelectualmente emancipados e críticos de si mesmos; a atuação docente em três escolas da Rede Estadual de Ensino no ano letivo de 2016, quando foi possível refletir sobre a ação docente emancipadora no Ensino Básico e no Ensino de Jovens e Adultos-EJA; o ano letivo de 2017, quando retornamos à docência no ensino superior, colaborando para com a formação docente em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG.
Neste contexto, desde o início das atividades, buscamos na teoria subsídios que viessem a colaborar para com a nossa prática docente e pesquisa, então passamos a analisar criticamente a disciplina Projeto articulador no Ensino de Artes Visuais I e constatamos que algumas questões poderiam ser melhoradas.
Percebemos de que existem alguns aspectos que dificultam a efetivação de diálogos e interações necessárias para que as articulações entre disciplinas ocorram de fato e que o texto do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais seja plenamente praticado, refletido e discutido. E, a partir deste pressuposto emerge o problema da pesquisa da tese de doutoramento que visa responder como que a pesquisa colaborativa pode contribuir para com o desenvolvimento da disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais I, II, III e IV do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG. Para responder a esta questão faz-se imprescindível refletir sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, promovendo diálogos e interações que colaborem para a desconstrução do pensamento disciplinar tradicionalmente estabelecido, abalando o status quo. O objetivo geral propõe demonstrar o potencial da pesquisa colaborativa na formação docente em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG através de uma pesquisa colaborativa transdisciplinar na disciplina Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais II. Fundamentamo-nos na Teoria Crítica, representada por ADORNO (2010; 2014) e HORKHEIMER (2003; 2014), além de buscar e refletir a partir de pesquisas de NUNES (2004, 2009, 2013), BORSOI (2016), HERNÁNDEZ (1998), BARBOSA (1998a, 1998b, 2002a, 2002b, 2005, 2008, 2011, 2014), OLIVEIRA;HERNÁNDEZ (2015), MARTINS (2015), OLIVEIRA; NUNES (2018), RAMOS (2018), SANTIAGO;AKARI;MARQUES (2013), AKARI (2011), PRADO;TAVARES;ARANTES (2016), DUARTE JÚNIOR (1991), IBIAPINA (2005, 2008), MEDEIROS (2018), DIONNE (2007), BARBIER (2007), autores que se dedicam a formação de professores, formação de professores de Artes Visuais, currículo, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, trabalho colaborativo, pesquisa colaborativa e projetos de trabalho, entre outros autores. A contemporaneidade exige dos professores/pesquisadores a consciência da dinâmica existente na sociedade e, por este motivo, a Teoria Crítica proposta por Horkheimer (2003) apresenta-se como uma das bases para a pesquisa proposta, aproximando a teoria da prática em uma relação dialógica, a qual se complementa com a Espiral Cíclica de Carr e Kemmis (1988).
A pesquisa colaborativa é a que mais se adequa aos objetivos desta pesquisa, pois possibilita a aproximação da teoria da prática, como afirmado anteriormente, rompendo com uma tradição que colocou professores e pesquisadores em patamares diferentes, o que contribuiu para a produção de teorias que muitas vezes não condizem com as demandas contemporâneas. Neste ínterim, a produção do conhecimento em educação necessita da participação de todos os sujeitos que se ligam de uma forma ou de outra à educação, faz-se mister engajamento e comprometimento para com o social, também não deve ser uma exclusividade de especialistas que muitas vezes não frequentam instituições de ensino e que vivem isolados da sociedade, pois consideramos que os intelectuais de gabinete não correspondem às demandas da educação, como é possível perceber que muitos deles estão à serviço de investidores que veem na educação um negócio lucrativo.
Palavras-chave: Pesquisa colaborativa; Transdisciplinaridade; Artes Visuais.
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