PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO CONTEMPLADOS NA COLEÇÃO EDUCADORES DO MEC: UMA ANÁLISE DE SUA COMPOSIÇÃO

  • Autor
  • Andreia Gonçalves de Andrade
  • Co-autores
  • Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos
  • Resumo
  •  

    Resumo:  Este trabalho teve por objetivo apresentar um levantamento dos principais pesquisadores elencados na ”Coleção Educadores do MEC”, indicando os nomes dos 60 pesquisadores nacionais e internacionais selecionados para compor a referida coleção, que representam os expoentes da história educacional  nos planos nacional e internacional, destacando o período cronológico de vida e os principais temas estudados por estes intelectuais.  A pesquisa é uma análise documental da “Coleção Educadores MEC” representadas nos 60 exemplares publicados, 30 educadores  brasileiros e 30 de estrangeiros.  Os resultados mostram o período cronológico de nascimento e vida, países de origem dos educadores estrangeiros e apresenta, através de métricas de ocorrência de palavras, um infográfico que destaca os principais temas de pesquisa e/ou conceitos e teorias que compuseram o campo de pesquisa e/ou atuação dos educadores.  Concluí-se então os fascículos são importantes fontes documentais e históricas que retrataram nomes selecionados de educadores que compuseram o movimento histórico da Educação no mundo e no Brasil, cujas biografias, práticas e bibliografias produzidas pelos mesmos são o referencial teórico e de pesquisas de educadores da era atual.

     

    Palavras-chave: Educadores. História. Educação.

     

     

     

     

     

    Introdução

     

    A “Coleção Educadores MEC “ surgiu do propósito de organizar uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação.

    Foi concretizado pela instituição de uma Comissão Técnica, em 2006, com representantes do MEC, de instituições educacionais de universidades e da UNESCO que chegou a uma lista de trinta brasileiros e trinta estrangeiros que tiveram reconhecimento histórico e que suas reflexões contribuíram para o avanço da educação, contando também com apoio do Instituto Paulo Freire e Fundação Joaquim Nabuco.  Cabe destacar que o lançamento da Coleção  coincidiu com o 80º. Aniversário de criação do Ministério da Educação.

    Assim este trabalho tem por objetivo geral apresentar um levantamento dos principais pesquisadores elencados na ”Coleção Pesquisadores do MEC”.  Como objetivos específicos indicar os nomes desses pensadores, destacando o período cronológico de vida  e identificar seus temas mais relevantes de pesquisa.

    A metodologia é uma análise documental da Coleção representada por 60 exemplares publicados no ano de 2010 e distribuídos para escolas na expectativa de levar essas informações aos diversos segmentos educacionais do país.

    Buscou-se a partir das próprias publicações da coleção para produzir um panorama das palavras-chave da obra dos autores de acordo com o Índice Geral de Assuntos da referida coleção.

    Os fascículos estão estruturados com o estudo biográfico do educador(a) e textos selecionados e ao final uma bibliografia das obras do mesmo(a).

    A coleção contempla ainda um índice geral de nomes assuntos que foram temas de pesquisa de cada um dos educadores.

    Assim para a seleção dos dados foi analisado a biografia e identificadas as datas de nascimento e morte dos educadores e país de nascimento dos estrangeiros.   E para a identificação dos temas com maior ênfase de pesquisa foi consultado o índice geral de nomes e assuntos.

    Utilizou-se o recurso do WordArt Online para composição das métricas de palavras e composição do infográfico (nuvem de palavras) que representa os índices de ocorrência de palavras-chave dos temas de pesquisa dos educadores.

     

    Resultados

    A coleção dos educadores brasileiros foi contemplada com as biografias e destaque das obras de: Alceu Amoroso Lima, Almeida Júnior, Anísio Teixeira, Aparecida Joly Gouveia, Armanda Álvaro Alberto, Azeredo Coutinho, Bertha Lutz, Cecília Meireles, Celso Suckow da Fonseca, Darcy Ribeiro, Durmeval Triqueiro Mendes, Edgard Roquette-Pinto, Fernando de Azevedo, Florestan Fernandes, Frota Pessoa, Gilberto Freyre, Gustavo Capanema, Heitor Villa-Lobos, Helena Antipoff([*]), Humberto Mauro, José Mário Pires Azanha, Júlio de Mesquita Filho, Lourenço Filho, Manoel Bonfim, Manuel da Nóbrega(*), Nísia Floresta, Paulo Freire, Pascoal Leme, Rui Barbosa, Sampaio Doria e Valnir Chagas. 

     

     

    A coleção dos educadores estrangeiros foi representada por:  Alfred Binet, Andrés Bello, Antonio Gramsci, Anton Makarenko, Bogdan Suchodolski, Carl Rogers, Celéstin Freinet, Domingo Sarmiento, Èdouard Claparède, Émile Durkheim, Frederic Skinner, Friedrich Fröbel, Friedrich Hegel, Georg Kerschensteiner, Henri Wallon, Ivan Illich, Jan Amos Comênico, Jean-Jacques Rousseau, Jean-Ovide Decroly, Jean Piaget, Johann Herbart, Johann Pestolazzi, John Dewey, José Martí, José Pedro Varela, Lev Smionovich Vygotsky, Maria Montessori, Ortega y Gasset, Roger Cousinet, Sigmund Freud.

    Gráfico 1 – Período cronológico em que nasceram os educadores da coleção

       

    Os autores indicados nasceram e/ou viveram desde o século XVI até o século XX, destacando-se que a grande maioria, representado por 62%,  é do século XIX e 23% do século XX.  

    Em relação às nacionalidades destes educadores destaca-se. no Gráfico 2, a nacionalidade dos educadores que tem representantes do continente Europeu e Americano.

     

    Gráfico  x  - Nacionalidade dos educadores estrangeiros da Coleção Educadores

     

    Os educadores de nacionalidade de países do continente europeu são os mais representados, quer sejam dos países da Europa ocidental, central e oriental.  Destacam-se os educadores da Alemanha, França e Suíça.  

    No continente americano, também com representações das Américas do Norte, Central e Latina destacam-se os Norte-americanos.

    Cabe ressaltar que, na lista dos educadores brasileiros, destacam-se o português Manuel da Nóbrega e a bielorussa Helena Antipoff que em suas trajetórias educacionais vieram para o Brasil e consolidaram sua atuação neste país e chancelam sua biografia na Coleção de Educadores Nacionais.

    Em relação aos temas ou assuntos investigados, por esses educadores e suas interlocuções, a Figura 1 destaca os termos identificados com indexadores das palavras-chaves relacionadas no índice da coleção onde pode-se visualizar as maiores evidências, com fonte maior, pois tiveram maior número de ocorrência na métrica analisada de indicação dos mesmos.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Figura 1 – Infográfico com termos e/ou palavras-chave dos temas investigados pelos educadores

     

     

    Foram identificadas 170 palavras que representam os assuntos e/ou temas de pesquisas dos educadores, porém as que apresentaram maior índice de ocorrência foram: Escola normal, Escola popular, Escola nova, Educação, Escola ativa, Educação Moral e Humanismo.

    Visualiza-se uma variação de palavras que representam pensamentos, teorias, conceitos e propostas que foram estudados e investigados em contextos de atuação, pelas realidades dos momentos históricos, políticos e econômicos das realidades em que esses educadores estiveram inseridos.

    Os outros termos em menor incidência trazem importantes temas das interlocuções dos autores que envolveram expoentes da história educacional nacional e internacionalmente.

    O infográfico apresentando na Figura 1, ainda destaca uma miscelânea de terminologias identificadas que indicam os temas diversos que envolvem o campo educacional e que foram campo de análise e pesquisa pelos educadores destacados.

     

    Considerações finais

     

    A composição de uma coleção produzida com o intuito de apresentar educadores e/u pensadores sociais da Educação que fazem parte da construção da História da Educação é uma iniciativa que promove a divulgação das pesquisas e atuação de pessoas que figuraram na construção, desenvolvimento e concretização de teorias e conceitos que foram e estão sendo aplicados no processo de ensino. Tornam-se também uma fonte de pesquisa e de consulta para entender o movimento histórico que envolve nomes, ações e práticas que culminam na era atual.

    A leitura das biografias, das práticas e da produção bibliográfica produzida por esses educadores tornaram-se referencial teórico para os educadores de nossos dias e fonte de pesquisa e consulta de suas abordagens e interpretações e levam a tantas reflexões da historiografia da educação.

    Ainda pode-se questionar tantos outros nomes, considerados clássicos da História da Educação, que aqui não estão incluídos, porém fica a perspectiva de uma nova produção com a inserção de outros nomes que também fizeram parte deste contexto histórico e ainda a continuidade da análise desta coleção sob outros enfoques.

     

    Referências

     

    COLEÇÃO Educadores: índice geral de nomes e assuntos.   Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ed. Massangana, 2010. 137p.

     

    COLEÇÃO Educadores.  Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ed. Massangana, 2010.  60v.

     

     

     

     

     

     

    [*] São educadores estrangeiros, porém aturam na educação brasileira.

     

  • Palavras-chave
  • Educadores. História. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História    e    historiografia    da    Educação        
Voltar Download
  • História    e    historiografia    da    Educação        
  • Política    Educacional    e    Gestão    
  • Formação    de    professores 
  • Educação    Especial    
  • Ensino de Ciências e Matemática
  • Educação e Arte
  • Educação, cultura e diversidade
  • Educação e Tecnologia
  • Aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas escolares
  • Tópicos Especiais em Educação

Comissão Organizadora

Érico Ribas Machado

Comissão Científica