O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROFESSOR DO ENSINO COMUM NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL.

  • Autor
  • Andrise Teixeira
  • Co-autores
  • Maria Lídia Sica Szymanski
  • Resumo
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    O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROFESSOR DO ENSINO COMUM NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL.

     

     

     

    Andrise Teixeira – UNIOESTE (andrise@hotmail.com)

    Profa. Dra. Maria Lídia Sica Szymanski – UNIOESTE (szymanski_@hotmail.com)

    Eixo - Educação Especial

     

     

     

    APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA:

     

     

    Esta pesquisa fundamenta-se na Pedagogia Histórico Crítica e na Psicologia Histórico Cultural e tem como objeto de estudo analisar o Trabalho Colaborativo entre os professores especialistas do Atendimento Educacional Especializado – (AEE) e o professor do Ensino Comum.

    Conforme Capellini (2004) é possível se observar na contemporaneidade a necessidade do estreitamento no trabalho pedagógico entre a Educação Especial e o Ensino Comum, para atender a diversidade presente nas salas de aulas, decorrente da ampliação e do acesso de estudantes com necessidades educacionais especiais, o qual foi impulsionado pelo movimento da inclusão escolar.

    Para Machado e Almeida, “o ensino colaborativo tem sido utilizado para favorecer a inclusa?o escolar, envolvendo a parceria direta entre os professores da Educac?a?o comum e especial. Tal forma de trabalho esta? em crescente ascensa?o na literatura como uma estrate?gia inclusiva” (MACHADO; ALMEIDA 2010, p. 02).

    Neste sentido é importante considerar, que a análise proposta por este projeto, busca entender o Trabalho Colaborativo entre o professor especialista do AEE e o professor do Ensino Comum, seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, na práxis pedagógica. Entende-se como práxis pedagógica o conjunto de ações e operações que, em dadas condições de desenvolvimento, tornam-se conscientes e possibilitam a superação de uma condição inicial, passando a um novo nível, mais elevado, o qual fará aparecer novos motivos e fins para novas ações e operações.

    De acordo com exposto, esta pesquisa apresenta a seguinte problemática: o Trabalho Colaborativo entre o professor do AEE e o professor do Ensino Comum nas escolas da Rede Estadual do município de Cascavel acontece? Em quais condições? Se acontece, possibilita a apropriação dos conteúdos escolares e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores? Quais são os dificultadores na ação entre os envolvidos? E os possíveis facilitadores?

    Duarte (1998) compreende o trabalho educativo como “uma atividade intencionalmente dirigida por fins. Daí o trabalho educativo diferencia-se de formas espontâneas de educação, ocorridas em outras atividades, também dirigidas por fins, mas que não são os de produzir a humanidade no indivíduo” (DUARTE, 1998, p. 03).

    Assim sendo, o papel do professor nesta perspectiva também precisa ser entendido como imprescindível à execução de um trabalho significativo, que contribui para a humanização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a apropriação de conceitos pelos estudantes que constituem o público do AEE.

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    O estudo proposto evidencia sua relevância no fato de que tendo a escola uma função especificamente educativa, a saber, a transmissão do saber sistematizado, é necessário que se considere o ato educativo como resultado da organização e planejamento intencional das atividades escolares, por meio das quais as crianças se apropriam das objetivações humanizadoras produzidas historicamente, condição para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Retomando a relevância do ato educativo sinaliza-se para a importância do estudo que se pretende realizar. 

    Assim sendo, entende-se ser necessário inicialmente compreender como os pesquisadores e estudiosos da Teoria Histórico-Cultural concebem o Trabalho Colaborativo, enquanto objeto do processo educativo, que permeado por diferentes ações e operações e direcionado por uma práxis pedagógica organizada, incita nos estudantes os motivos que possibilitam o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores e a apropriação do conhecimento produzido historicamente, organizado e sistematizado, como saber escolar. Com base nesses fundamentos objetiva-se investigar qual a concepção de trabalho colaborativo dos docentes do ensino comum e do AEE, que atuam na Sala de Recursos Multifuncional, e como esse trabalho vem se materializando nas escolas da Rede Estadual do Município de Cascavel.

     

    OBJETIVO GERAL

     

    Investigar como o Trabalho Colaborativo vem se materializando nas escolas estaduais no município de Cascavel, como possibilidade efetiva de garantia da apropriação dos conhecimentos científicos e desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes público do AEE.

     

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     

    ·       Investigar como o trabalho colaborativo acontece no contexto das escolas estaduais do município Cascavel;

    ·       Identificar o conceito que os professores do ensino comum de Língua Portuguesa e Matemática e do AEE que atuam na (SRM) da Rede Estadual do município de Cascavel, possuem acerca de trabalho colaborativo;

    ·       Apontar quais elementos podem ser considerados como facilitadores ou dificultadores para a efetivação do trabalho colaborativo junto aos professores do Ensino Comum e professores do AEE que atuam na (SRM);

    • Analisar o trabalho colaborativo no processo da organização de atividades escolares como possibilidade para a apropriação e o desenvolvimento psicointelectual dos estudantes público do AEE.

     

     

    REVISÃO DE LITERATURA:

     

    Ao longo das últimas décadas a sociedade tem passado por transformações e a Educação escolar não está alheia a este movimento. Observamos isto a partir do momento singular vivenciado que envolve o Ensino Comum e a Educação Especial, assim como os profissionais de cada modalidade, voltado à necessidade de estreitamento da relação entre os pares envolvidos neste processo, com vistas a apropriação dos conteúdos escolares pelo estudante público do Atendimento Educacional Especializado.

    A política nacional para Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, vem sendo discutida por diferentes órgãos e instituições brasileiras que envolvem o sistema educacional desde o ano de 2007. A Educação Especial é considerada uma modalidade a ser oferecida preferencialmente no sistema regular de ensino.

    De acordo com Capellini (2004) o histórico da educação da pessoa com deficiência no Brasil foi marcado inicialmente pela negação ao acesso a qualquer forma de ensino escolar sistematizado. Posteriormente esse atendimento adquiriu uma característica assistencialista, materializada em serviços segregados que perduram até o século XX.

    Para Mendes et al (2011), a preocupação com práticas inclusivas no Brasil, começaram a tomar corpo, a partir da Conferência Mundial de Educação para Todos em 1990 e da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, da qual resultou a aprovação da Declaração de Salamanca. A partir destes movimentos, teorias e práticas baseadas no princípio da inclusão começaram a ser discutidas com maior ênfase no Brasil.

    Destas discussões e análises decorreram a publicação e Resoluções Nacionais, que passaram a estruturar e delimitar como aconteceria o trabalho nas escolas públicas e privadas no Brasil. Nestes documentos percebe-se a indicação da necessidade do trabalho colaborativo entre os professores do AEE e do ensino comum.

              O estudo proposto nesta pesquisa, partindo da premissa de que o ensino é o que possibilita a aquisição de patamares mais elevados de desenvolvimento, procurará explicitar de que forma o Trabalho Colaborativo deve ser organizado no contexto escolar, a luz da Teoria-Histórico-Cultural a fim de possibilitar transformação e desenvolvimento humano.

     

    METODOLOGIA DA PESQUISA:

    Objetiva-se como proposta para a presente produção a realização de pesquisa bibliográfica recorrendo ao estudo de documentos e materiais publicados, às produções acadêmicas (teses, dissertações e artigos) sobre a temática, Trabalho Colaborativo no ambiente escolar, amparada nas contribuições teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural.

    A investigação ocorrerá por meio de pesquisa de campo, a ser realizada em dez escolas. O mapa territorial do município será dividido em cinco regiões, e irão compor a amostra da pesquisa duas escolas de cada região, uma com a maior nota do IDEB e a outra com menor nota. Será utilizada como técnica de pesquisa a entrevista estruturada, com gravação de áudio e transcrição do conteúdo, com objetivo de verificar o que expressam os professores das escolas públicas da Rede Estadual no Município de Cascavel acerca do Trabalho Colaborativo.

    O presente projeto posiciona-se pela intenção de, após verificar, analisar e discutir como o Trabalho Colaborativo se manifesta na escola, socializar os resultados desta pesquisa, de forma a que possam contribuir para futuras formações de professores das escolas públicas, tanto na formação inicial ou quanto na formação continuada.

     

    REFERÊNCIAS:

     

     

    CAPELLINI, L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo deinclusão escolar do aluno com deficiência mental. Tese (Doutorado em Educação Especial)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.  Disponível em:

    http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=556. Acesso em 20 de agosto 2018.

     

     

    DUARTE, N. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 85-106, 1998. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32621998000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 15 de setembro de 2018.

     

     

    MACHADO, A. C.; ALMEIDA, M. A. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. In: Rev. Psicopedagogia. 27(84): 344-51, 2010.

       

     

    MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Educação Escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista n.41, Curitiba: Editora UFPR, 2011.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Trabalho Colaborativo, AEE, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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