Funções Psicológicas Superiores e suas Relações com o Processo de Ensino e Aprendizagem da Arte

  • Autor
  • SANDRA MACANHÃO BIAVATTI
  • Co-autores
  • MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI
  • Resumo
  •  

    FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE

     

    Sandra Macanhão Biavatti - UNIOESTE (sandramacanhaobiavatti@gmail.com)

    Prof. Dra. Maria Lidia Sica Szymanski - UNIOESTE (szymanski_@hotmail.com)

    Eixo: Educação e Arte.

     

    APRESENTAÇAO DO PROBLEMA DE PESQUISA:

     

    Muitas são as indagações, preocupações e discussões quanto à educação e as teorias na tentativa de buscar uma educação de qualidade na qual se almeja sucesso na aprendizagem, demonstrando a preocupação quanto à formação humana. Para isso, é necessário refletir sobre toda a problemática que envolve o cotidiano escolar buscando relacionar a teoria com a prática, busca-se tornar o conhecimento útil, verdadeiro e significativo, na perspectiva do método do Materialismo Histórico Dialético.

    Essa perspectiva exige o aperfeiçoamento e entendimento do movimento histórico, político, científico, da consciência e da constituição social que possibilite o conhecimento da realidade sócio histórica, tornando-o acessível com o objetivo de realmente efetivar uma aprendizagem significativa.

    Ademais, é preciso ter clareza das concepções de sociedade, de homem, de educação, do desenvolvimento humano, das condições sócio históricas, da constituição social do psiquismo humano e de como essas concepções se articulam na Arte. Através das situações reais o homem encontra os meios para inspirações e elementos para as criações.

    Segundo Kosik (2002) “A obra de arte é um testemunho de seu tempo, espelho da situação contemporânea, conforme a realidade.” Por meio das situações reais é que o homem encontra os meios para inspiração e elementos para a criação. Sendo assim, a produção artística é um testemunho do seu tempo histórico e sociedade, um documento da existência do homem, de um grupo social ou de um determinado povo, conjunto de signos estéticos, capaz de provocar sentimentos e emoções que lhe correspondem.

    Conforme Vigotski (1999), a Arte, tomada como forma de conhecimento não poderá ser explicada a partir de um pequeno círculo da vida individual, mas explicitada sob a ótica de um grande ciclo da vida social. Por isso, a importância do trabalho voltado à história e ao indivíduo em seu contexto social, uma vez que o conhecimento ocorre primeiramente no coletivo, ao redor do indivíduo, inter-psicológicamente, para depois tornar-se intra-psicológico.

    Os autores Lev Semiónovich Vigotski, Alexander Romanovich Luria, Alexis Leontiev, fundamentam a Psicologia Histórico Cultural e trazem contribuições significativas para a compreensão da relação entre a Psicologia e Arte, Psicologia e o desenvolvimento do Psiquismo e o compromisso da Arte com a educação. Essa concepção teórica coaduna-se com a efetiva escolarização, considera e valoriza a apropriação cultural que movimenta e impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores eminentemente humanas.

     Analisar-se-ão trabalhos relevantes dos autores que fundamentam a Pedagogia Histórico Crítica como: Ana Carolina Galvão Marsiglia, Dermeval Saviani, Elkonin, Ernest Fischer, João Luiz Gasparin, Julia Malanchen, Karl Marx, Maria Inês Peixoto Maria Claudia Saccomani, Newton Duarte, Sônia Maria Shima Barroco, entre outros.

    A partir dos estudos do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem da Arte na Educação, objetiva-se analisar de forma criteriosa os fundamentos da Psicologia Histórico Cultural, a Arte na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural e a Pedagogia Histórico Crítica, com o objetivo de contribuir para a melhoria da prática pedagógica, visando situar a educação como um fator de libertação responsável pela transformação da sociedade.

    Assim, indaga-se: Quais as relações entre Psicologia e Arte? Em que medida a prática pedagógica do ensino da Arte fundamentada na Pedagogia Histórico Crítica e na Psicologia Histórico Cultural voltada para formação humana pode contribuir para a efetivação do processo ensino-aprendizagem? Qual a repercussão no trabalho em sala de aula envolvendo a Psicologia e a Arte?

     

    OBJETIVOS:

     

    Identificar a perspectiva que norteia o trabalho educativo na disciplina de Arte,

    Investigar a concepção teórica que fundamenta a prática docente.

    Identificar os aspectos que auxiliam e os que prejudicam a ação docente, consequências e problemáticas bem como as dificuldades encontradas, na prática pedagógica.

     

    Analisar o desenvolvimento das Funções Psicológica Superiores e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem da Arte na Educação.

    Analisar de forma criteriosa os fundamentos da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica e sua relação com a Arte, contribuindo para a melhoria da prática pedagógica.

    Compreender o trabalho pedagógico como possibilidade de superação das propostas que prejudicam a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem.

     

    METODOLOGIA

     

    Esta pesquisa volta-se à análise dos aspectos referentes os processos de ensino e de aprendizagem, valorizando as ações pedagógicas, pois, quanto mais qualitativa for a mediação, melhor será a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito.

    Pretende-se realizar estudos a partir de bibliografias publicadas, referentes a Psicologia e Arte, Psicologia e desenvolvimento do psiquismo e o compromisso da Arte com a Educação. Será realizada pesquisa de campo utilizando entrevistas gravadas com professores da Rede Estadual de Educação do Paraná no Município de Cascavel.  Inicialmente, far-se-á um levantamento, junto ao Núcleo Regional de Ensino, do número de professores efetivos que atuam em sala de aula com a disciplina de Arte no Ensino Fundamental nível II e no Ensino Médio. A seguir, serão selecionados 20% dos docentes por regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. As escolas serão selecionadas em função de sua localização sendo todas públicas estaduais. A preocupação é identificar e compreender a perspectiva que norteia o trabalho educativo na disciplina de Arte, a prática docente em relação a concepção teórica, as dificuldades encontradas, avaliar as consequências e problemáticas que envolvem a prática pedagógica.

    Conforme Saviani (2003), a função da escola é a socialização do conhecimento científico, a educação deve proporcionar a compreensão do desenvolvimento histórico dos homens a partir de um processo conflituoso, impulsionado pela luta de classes, num cenário amplamente marcado pela contradição entre desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais de produção. E Duarte (2010) também defende uma educação que possibilite aos homens a apropriação do resultado histórico da humanidade. Esta apropriação tem um caráter ativo, como também, é por meio da apropriação da cultura que são reproduzidas no indivíduo as funções humanas formadas historicamente.

     

    CONTRIBUIÇÕES:

     

    Analisar as relações entre a Psicologia e Arte, contribuirá para um trabalho diferenciado no ambiente escolar, desenvolvendo processos criativos de se fazer ciência, revelando na obra do artista, o seu tempo, sua história e a forma de lidar com os sujeitos reais com o objetivo de compreender as transformações ocorridas na sociedade, nos indivíduos e como desenvolve as Funções Psicológicas Superiores por meio da Arte. Para isso, faz-se necessário a transmissão do conhecimento científico, com o objetivo de realmente efetivar uma aprendizagem significativa, buscando a totalidade, considerando a realidade em constante movimento e as partes em sua relação, tendo como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, a preocupação é de identificar e compreender a perspectiva que norteia o trabalho educativo a partir dessa concepção. É necessário compreender o movimento histórico e social para que seja possível transmitir às novas gerações a cultura humana produzida historicamente ao longo dos anos, possibilitando situar a educação como um fator de libertação, responsável pela transformação da sociedade. Intenciona-se ainda, compreender o trabalho docente, avaliar as consequências e delinear possibilidades de encaminhamentos que possam contribuir com a prática pedagógica

     

    REFERÊNCIAS:

     

    BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. Série Fundamentos. Editora Ática, 2004.

    DUARTE, Newton (Org.). Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica/Newton Duarte, Sandra Soares Della Fonte. Campinas, Sp: Autores Associados, 2010.

    _____________. A Individualidade para si: Contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. Ed. – ver. Campinas, SP: Autores Associados. 2013.

    KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 7. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

    LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

    MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org). Pedagogia Histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coletânea memória da educação). Vários autores.

    MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 4ª ed. São Paulo. Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores).

    PEIXOTO, M.I.H. Arte e o grande público: a distância a ser extinta. Campinas, São Paulo: Autores Associados 2003. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo nº 84).

    SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georf Luckács e Lev. Vigotski/Maria Cláudia da Silva Saccomani. – Campinas, SP: Autores Associados, 2016. - (Educação Contemporânea).

    SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórica Critica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP; Autores associados, 2003.

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Histórico Cultural, Arte, Pedagogia Histórico Crítica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Arte
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