TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Vanessa Fernandez Prause - UNIOESTE
Co-autor: Maria Lídia Sica Szymanski – UNIOESTE
(szymanski_@hotmail.com)
Eixo: Educação Especial
1. INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa propõe-se a analisar a Atuação do Professor de Apoio Pedagógico envolvendo alunos com Transtorno do Espectro Autista: TEA, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender como ocorre a adaptação dos conteúdos curriculares.
Há décadas ocorrem discussões a respeito da formação dos professores para atuar no Ensino Fundamental - anos iniciais. A esse respeito, Saviani (2009) nos traz algumas reflexões ao retratar um quadro histórico sobre a formação docente, a qual, segundo o autor, incide diretamente no desenvolvimento escolar dos alunos. Partindo deste ponto de vista é de fundamental importância refletir sobre a atuação do Professor de Apoio Pedagógico: PAP ao trabalhar com alunos com TEA, compreendendo que o processo de aprendizagem não ocorre espontaneamente no individuo, faz-se necessário um professor mediador para provocar interações que favoreçam a apropriação dos conteúdos abordados.
Assim, este projeto fundamentado na psicologia histórico-cultural, propõe-se analisar encaminhamentos didático-metodológicos, recursos utilizados, formas de avaliação dos conteúdos e como a equipe pedagógica conduz o processo de ensino e aprendizagem, visando à adaptação curricular para alunos com TEA.
Ao longo dos últimos anos, a inclusão oportunizou que alunos com alguma deficiência ou transtorno fossem inseridos no processo de escolarização do ensino regular sendo matriculados nas escolas municipais em conformidade com a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nº. 9.394/96 que normatiza a educação em nosso país, em seu art. 59, dispõe sobre a Educação Especial. Assim, é importante que a escola tenha espaço físico adequado e quadro de profissionais que atendam com qualidade aos educandos.
Desta forma, compreendendo como se dá o processo de escolarização pode-se propor um trabalho pedagógico para que se efetive a função social da escola que é a transmissão, assimilação e apropriação dos conhecimentos científicos, conforme preconiza o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel para todos os alunos regularmente matriculados. Isto posto, tem-se os seguintes objetivos:
Objetivo primário:
· Investigar de que forma os professores de apoio pedagógico – PAP da Rede Pública do se Município de Cascavel realizam a adaptação curricular com alunos TEA- Transtorno do Espectro Autista.
Objetivos secundários:
· Identificar os instrumentos e recursos auxiliares utilizados pelos professores para trabalhar os conteúdos e desenvolver as Funções Psicológicas Superiores.
· Verificar as relações entre a formação continuada e o trabalho pedagógico do professor.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Compreende-se que a pesquisa cientifica deve contribuir para a produção do conhecimento, caracterizando-se como um processo construído coletivamente ao longo do tempo. Segundo Alves-Mazotti (2003), para contribuir para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da teorização no campo educacional, objetiva-se que os resultados desta pesquisa não fiquem somente na universidade, mas que possam ser de interesse dos professores que atuam nas escolas.
Inicialmente, na primeira seção, descreve-se o histórico e as principais características do autismo, tomando como aporte principal o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5 (2014) e Schwartzman e Araujo (2011). Ainda, tomar-se-á como base Grandin e Panek (2018) para compreender como funciona o cérebro de uma pessoa com autismo. A seguir, parte-se de uma análise do Estado do Conhecimento objetivando verificar as últimas contribuições das pesquisas apresentadas em teses e dissertações envolvendo os processos de ensino e de aprendizagem de alunos autistas.
Para uma compreensão mais ampla deste objeto de estudo, na segunda seção discute-se como ocorre o desenvolvimento humano na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Fundamenta-se em Vygotsky (2005) e Luria (1991) para realizar discussões sobre a mediação pedagógica e o desenvolvimento das Funções psicológicas Superiores. E Leontiev (1978) que discorre sobre o homem como sujeito social, e considera que tudo o que há de humano é resultado do convívio em sociedade.
A terceira seção apresenta a Metodologia de pesquisa.
E, na quarta seção, apresenta-se o resultado da pesquisa analisando os dados coletados à luz dos objetivos propostos.
3. METODOLOGIA
A presente proposta tem a intenção de buscar dados que possam auxiliar uma melhor compreensão sobre adaptação curricular para alunos com TEA e se expressa como uma pesquisa qualitativa. Neste sentido, propõe-se que a pesquisa envolva: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e pesquisa de campo: observação, questionário e entrevistas.
A pesquisa bibliográfica envolverá análise e interpretação de livros, artigos, dissertações e teses sobre trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico crítica voltada a alunos TEA - Transtorno do Espectro Autista.
A pesquisa documental será direcionada para a análise das leis educacionais em âmbito nacional e municipal relacionadas a Educação Especial e ao Transtorno de Espectro Autista. E análise do Currículo Para a Rede Pública Municipal de Cascavel para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em conjunto com planos de ação docente dos professores PAP.
A pesquisa de campo ocorreu em dois momentos: entrevistas e observação em sala de aula. Nesse processo, foram escolhidas duas escolas em cada região da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro) que apresentaram maior quantidade de alunos com TEA matriculados.
As observações, desenvolvidas em 2018, objetivaram levantar dados, em forma de amostragem, sobre o trabalho pedagógico envolvendo a adaptação dos conteúdos curriculares por parte dos professores PAP para os alunos com TEA de escolas públicas municipais da cidade de Cascavel-PR. As observações em sala de aula ocorreram em turmas do ensino regular em que estavam matriculados alunos com TEA e eram acompanhados pelo professor PAP, sendo realizada em 12 turmas.
As entrevistas, envolveram 15 professores PAP das escolas selecionadas, as quais foram realizadas individualmente, com roteiro semiestruturado, gravadas em áudio, sendo norteadas pelos objetivos da investigação. Foi, ainda, enviado um questionário a respeito da temática da investigação, envolvendo dados do município de Cascavel para o Coordenador Pedagógico da SEMED do setor de Educação Especial.
Em 2019, far-se-á a análise dos dados coletados, tomando como base a psicologia histórico-cultural, verificando-se como a perspectiva da pedagógica histórico-crítica está sendo trabalhada por esses sujeitos.
4. METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS
Os dados coletados estão sendo analisados com base em categorias extraídas dos próprios dados, buscando-se as unidades de significado que expressem as formas como as adaptações curriculares apresentam-se. Ainda, utilizar-se-ão as categorias de totalidade, contradição e mediação para compreensão da problemática investigada.
Destaca-se o potencial das entrevistas e observações para identificar os elementos que nortearão a análise e possibilitarão estabelecer relações, guiando a reflexão na articulação gradativa com os dados da pesquisa, produzindo um concreto pensado (KOSIK, 1976).
5. CONSIDERAÇÕES
Com este estudo, espera-se contribuir para a reflexão sobre a atuação do Professor de Apoio Pedagógico no Ensino Fundamental ao realizar a adaptação curricular para alunos com Transtorno do Espectro Autista, objetivando a apropriação dos conteúdos trabalhados.
REFERÊNCIAS
ALVES-MAZOTTI, Alda Judith. Impactos da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia (Orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 33-48.
CASCAVEL (PR). Secretaria Municipal de Educação. Currículo para a rede pública de ensino de Cascavel: volume II: ENSINO FUNDAMENTAL- anos iniciais. Cascavel- PR: Ed. Progressiva, 2008.
DSM-5/ [American Psychiatnc Association, traduç. Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.].-. e. Porto Alegre: Artmed, 2014. xliv, 948 p.; 25 cm. 5ª edição.
GRANDIN, Temple. O cérebro autista/ Temple Grandin, Richard Panek; tradução Cristina Cavalcanti. - 9ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2018.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. -5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB Nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
LEONTIEV, A. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978, p. 260-284.
LURIA, A.R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: Curso de Psicologia Geral: Introdução Evolucionista à Psicologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. Vol.I, p.71-84.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In: Revista Brasileira de Educação. v. 14, n 40, jan/abri., 2009.
Transtorno do Espectro Autista – TEA / Coordenadores, José Salomão Schwartzman, Ceres Alves Araujo. -- São Paulo: Memnon, 2011.
VYGOTSKY LSA. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes;1991.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, Alexei Nikolaevich et al. Psicologia e Pedagogia - As bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento, 3ª ed., São Paulo: Editora Centauro, 2005, p.01-17.
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