ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BREVE REVISÃO

  • Autor
  • Gabriela Chem de Souza do Rosário
  • Co-autores
  • Silmara de Oliveira Gomes Papi
  • Resumo
  • ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BREVE REVISÃO

     

    Gabriela Chem de Souza do Rosário,

    UEPG - gabrielachem@hotmail.com

    Silmara de Oliveira Gomes Papi

    UEPG – silmarapapi@gmail.com

     

                                                                                                                                                                                     EIXO 4 - Educação Especial

     

    Resumo

    O presente estudo é um recorte de um mapeamento, de cunho bibliográfico, realizado sobre a temática coordenação pedagógica e inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na escola. Nele utilizam-se alguns aspectos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, objetivando compreender os enfoques recorrentes em pesquisas sobre a temática. Realizou-se uma busca por artigos na SciELo, no indexador Educ@ e no Thesaurus Brasileiro de Educação; buscaram-se também Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Verificou-se que há maior preocupação, conforme o foco dos estudos, com a análise da atuação do coordenador pedagógico diante da inclusão, sendo em menor número as pesquisas que se voltam às suas percepções sobre a inclusão e aos fatores que promovem ou dificultam a inclusão na escola. Concluiu-se que poucas pesquisas se dedicam ao estudo da coordenação pedagógica e inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial, o que demonstra a necessidade de mais estudos na área.

    Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Inclusão. Público-alvo da Educação Especial.

     

    Introdução

    A escola é um espaço de relações entre sujeitos, onde são vivenciados processos educativos de ensinar e aprender. Nesse contexto de trocas e aprendizagens, cada vez mais a heterogeneidade dos sujeitos é levada em consideração, sendo relacionada a aspectos como as formas de agir e de pensar, a atenção às caraterísticas particulares de desenvolvimento e de aprendizagem, as diferenças culturais, entre outros aspectos, que afastam a ideia da completa homogeneidade, repercutindo no trabalho da escola.

    Conforme Mader (1997, p. 47), o termo inclusão surge para referir-se ao modelo de “[...] sociedade que considera todos os seus membros como cidadãos legítimos. [...] em que cada membro tem seus direitos garantidos e em que sejam aceitas as diferenças entre as pessoas como algo normal”.

    No contexto escolar, o coordenador pedagógico tem o papel de articular as ações, intencionalidades e teorias pedagógicas, para que o processo de ensino-aprendizagem caminhe em direção à finalidade educativa definida pela instituição (PINTO, 2011). Por isso, as iniciativas voltadas à promoção da inclusão estão vinculadas ao trabalho desse profissional.

    Tendo em consideração essas questões, este estudo apresenta um recorte de um mapeamento, de cunho bibliográfico, realizado sobre a temática coordenação pedagógica e inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na escola, tendo em vista aproximar-se dos focos de estudo das pesquisas selecionadas.

     

    Metodologia do estudo

    Para compreender quais os focos de interesse dos estudos relacionados à temática coordenação pedagógica e inclusão, especialmente a voltada aos alunos público-alvo da Educação Especial, isto é, que fizessem referência aos alunos com deficiência, com altas habilidades/superdotação, e, com transtornos globais de desenvolvimento, realizou-se um mapeamento com base em encaminhamentos metodológicos de pesquisas denominadas do tipo estado do conhecimento, estudos mais restritos que envolvem menos setores de publicação (ROMANOWSKI; ENS, 2006).

    A pesquisa por produções que abordam a temática coordenação pedagógica e inclusão foi realizada no mês de novembro do ano de 2018, a partir de duas opções: a primeira, destinada à busca de artigos, foi realizada na biblioteca eletrônica SciELO/(S) - (Scientific Eletronic Library Online), no indexador on-line Educ@/(E) e, ainda, nos documentos indexados no Thesaurus Brasileiro de Educação (Brased)/(T), disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A segunda opção de busca, se destinou à identificação de Teses e Dissertações no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/(C).

    Na pesquisa de artigos realizada na SciELO, utilizou-se o seguinte encaminhamento:

    - Busca por artigos no campo Pesquisa de artigos.

    - Uso do descritor coordenação e das palavras pedagógica e inclusão, em todos os índices, com o intercessor and, o que possibilitou a localização de três artigos.

    Ainda na SciELO, como segunda alternativa, utilizou-se:

    - Busca por artigos no campo Pesquisa de artigos.

    - Uso do descritor pedagogo e da palavra inclusão, em todos os índices, com o intercessor and. Essa busca resultou na localização de três artigos.

    Realizou-se a mesma pesquisa efetivada na SciELO, com os mesmos elementos indicados, no indexador Educ@. Na primeira alternativa não foram encontrados artigos, e, na segunda, foi relacionado, pelo indexador, um artigo.

    Ainda na pesquisa por artigos, na consulta aos documentos indexados no vocabulário controlado Thesaurus Brased, utilizou-se o descritor coordenador pedagógico, que resultou na indicação de trinta artigos. Com o descritor inclusão educacional, obteve-se 583 artigos.

    Essa primeira opção de buscas resultou na indicação de 620 artigos. Dentre eles, selecionou-se aqueles que, de algum modo, tratavam em seus títulos, da coordenação pedagógica/pedagogo e da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola. Por meio desse critério final, 5 artigos foram selecionados.

    A segunda opção de busca foi no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, onde utilizou-se, simultaneamente, as palavras-chave coordenador pedagógico, inclusão e, público alvo da educação especial. A busca foi refinada da seguinte forma: Pesquisas de tipo mestrado e doutorado, dentre os anos de 2008 a 2018, na Grande área de Ciências Humanas, tendo a Educação como Área de Conhecimento, e, definidos os seguintes programas: Educação, Educação e Currículo, Educação Escolar e Educação Especial.

    As Teses e Dissertações encontradas totalizaram 3.180, mas, após a leitura de seus títulos, em busca daqueles que expressassem a relação entre coordenação pedagógica e inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola, foram selecionadas 21 pesquisas.

    O total de artigos, Teses e Dissertações selecionados, ao final do processo de busca, foi de 26 pesquisas, as quais foram analisadas por meio da leitura de seus resumos. Para a análise dos resumos em vista de verificar o foco do estudo, utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 1977).

     

    Sobre os focos de estudo apresentados nas pesquisas

     

    A partir do que indicam os resumos, observou-se sete categorias relacionadas aos focos de estudo das pesquisas.

    A primeira categoria, Competências e funções do coordenador pedagógico em relação à inclusão, agrega pesquisas que buscam compreender as ações do coordenador pedagógico como elemento central para a promoção da inclusão no cenário escolar. Ela é composta pelas pesquisas de Tomaz (2015); Pattuzzo (2014), Azevedo e Cunha (2008), Boaventura (2008), Monteblanco (2015), Souza (2009), Santos (2011) e Sian (2009).

    Na categoria Representações e compreensões do coordenador pedagógico sobre a inclusão, está o trabalho de Ujiie e Zych (2010), que focou nas percepções do coordenador pedagógico sobre a inclusão.

    Na terceira categoria, Atuação do coordenador pedagógico em relação ao aluno com deficiência, estão as pesquisas que têm como foco a inclusão do aluno deficiente, direcionando-se a esse público. Nela estão as pesquisas de Stelmachuck e Mazzotta (2012), Costa (2006), Lira (2012), Santos (2016) e Alves (2009).

    A categoria O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores para a inclusão, refere-se à coordenação pedagógica/gestão escolar como viabilizadora da formação continuada de professores e envolve as pesquisas de Silva (2018) e Melo (2017).

    Na quinta categoria, A gestão em relação a programas e políticas de inclusão, estão as pesquisas sobre o estudo de Programas Educacionais e Políticas de Inclusão, relacionando-os à gestão escolar. Nela estão os estudos de Rocha (2016), Noya (2016), Mello (2014), Lima (2016) e Brazil (2010).

    Na sexta categoria, Gestão inclusiva, estão as pesquisas de Silveira (2009), Sardinha (2013), Vioto (2013) e Oliveira (2017), que se focam as relações da gestão, como promotora de inclusão.

    Por fim, na categoria Promoção da inclusão na escola, está a pesquisa de Valim (2013) que foca nos fatores do sucesso, ou não, da inclusão.

     

    Conclusão

     

    As categorias observadas após a análise dos dados permitem concluir que há maior preocupação, conforme o foco dos estudos, com a análise da atuação do coordenador pedagógico diante da inclusão, sendo em menor número as pesquisas que se voltam às percepções deste sobre a inclusão e aos fatores que promovem ou dificultam a inclusão na escola.

    Com a pesquisa realizada, observou-se que há necessidade de mais estudos sobre a inclusão em seus diferentes aspectos, ampliando-se o debate. Alguns questionamentos, entre outros, podem ser colocados: como o coordenador pedagógico compreende esse processo? Como se efetiva a formação continuada dos professores? Quais dificuldades sentem os coordenadores pedagógicos?

    Conclui-se que apesar de haver uma quantidade considerável de pesquisas indexados na busca sobre a temática coordenação pedagógica e inclusão, poucos tratam especificamente dela, o que mostra a necessidade de mais publicações sobre a temática.

     

    Referências

    BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

    MADER, G. Integração da pessoa portadora de deficiência: a vivência de um novo paradigma. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon, 1997, p. 44-50.

    PINTO, U. A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.

     

    ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

     

  • Palavras-chave
  • Coordenação Pedagógica, Inclusão, Público-alvo da Educação Especial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação    Especial    
Voltar Download
  • História    e    historiografia    da    Educação        
  • Política    Educacional    e    Gestão    
  • Formação    de    professores 
  • Educação    Especial    
  • Ensino de Ciências e Matemática
  • Educação e Arte
  • Educação, cultura e diversidade
  • Educação e Tecnologia
  • Aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas escolares
  • Tópicos Especiais em Educação

Comissão Organizadora

Érico Ribas Machado

Comissão Científica