LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE VERSAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

  • Autor
  • Sabrina Corrêa da Silva
  • Co-autores
  • Patricia Correia de Paula Marcoccia
  • Resumo
  •  

    LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE VERSAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

    Sabrina Corrêa da Silva-UEPG

    E-mail:sabrina.cs@hotmail.com

    Patricia Correia de Paula Marcoccia-UEPG

    E-mail: pa.tyleo12@gmail.com

    Eixo: Política Educacional e Gestão

     

     

    Objetivos

    O estudo tem por objetivo realizar o levantamento das dissertações e teses no Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes que versam sobre a Educação Integral e de Tempo Integral no Brasil e apresentar de onde emergem as pesquisas sobre essas temáticas. O recorte da pesquisa corresponde aos anos de 2009 a 2018.

    Aspectos Metodológicos

    Esta pesquisa é de cunho documental e caráter descritivo. A seleção e análise das produções é realizada inicialmente com base na leitura dos resumos, com objetivo de perceber como as pesquisas em questão estão delineadas, a quais universidades, regiões, para então entender de onde emerge a pesquisa em Educação Integral e de Tempo Integral no Brasil. Com estas informações, foi possível construir instrumentos para a visualização e análise dos dados apresentados.

    A respeito da primeira palavra-chave da pesquisa, educação de tempo integral, foram encontrados inicialmente, 47 trabalhos, com os filtros aplicados para Mestrado, 20 trabalhos e Doutorado, 4 trabalhos. A segunda palavra-chave, educação integral, no total, foram encontrados 836 trabalhos, ao aplicar os filtros para Educação e posteriormente Mestrado e Doutorado, 131 trabalhos a nível de dissertação e 33 teses.

    A escolha e opção pelo trabalho com as duas temáticas, Educação Integral e Educação de Tempo Integral, se justificou pelo equívoco conceitual constantemente realizado por autores das temáticas. Tal fato ficou perceptível por meio da leitura dos resumos das teses e dissertações.

    Resultados

                O presente resumo trabalha com duas categorias de análise e por consequência, resultados. Em um primeiro momento, estabelece-se um panorama sobre as teses e dissertações relativas a Educação de Tempo Integral no Brasil. Posteriormente, àquelas correspondentes a Educação Integral no Brasil.

                Sobre as teses e dissertações relativas a Educação de Tempo Integral, pode-se constatar informações relevantes a proposta de pesquisa. De modo inicial, o estabelecimento da periodização das pesquisas abordadas se faz fundamental, na medida em que a correspondência de um determinado momento histórico denota o contexto vivenciado no âmbito social, econômico e das políticas sociais, educacionais as quais correspondem.

                Desse modo, o primeiro grupo de dados organizado são aqueles relativos ao ano da pesquisa, o qual gera percepção sobre o momento histórico constituído, como supracitado. Os dados estão colocados de modo único, correspondendo às teses e dissertações.

    Gráfico 1- Produções sobre Educação de Tempo Integral - por Ano

    Fonte: Organizado pela autora (2019)

    O Gráfico 1 faz referência ao número de produções (teses e dissertações) concernentes ao tema Educação de Tempo Integral no Brasil, na periodização de 2009 à 2018. O material aponta que em 2009, há 5 produções, que versam sobre o aspecto da organização e das propostas da Educação em Tempo Integral. Em 2010, a dissertação aponta o caminhar histórico, desafios e perspectivas sobre a temática. Os trabalhos de 2011, abordam em sua maioria o aspecto da política educacional, com destaque à Educação do Campo, dentro da temática.

    Em 2012 e 2013, os trabalhos apontam a discussão para a prática pedagógica e o trabalho docente na escola de tempo integral. Em 2014 e 2016 da mesma forma como em 2011, as dissertações abordam a política educacional. Já em 2015, há uma retomada do viés histórico nos trabalhos, assim como em 2010. Em 2017, há abordagem sobre as aproximações e distanciamentos da Educação Integral e de Tempo Integral. Por fim, em 2018, a pesquisa aborda um recorte histórico de um projeto de ampliação do tempo de permanência.

                Para além da análise do recorte da pesquisa, foi possível organizar os dados concernentes às regiões em que as teses e dissertações emergiram. Com tais dados, pode-se perceber quais locais se dedicam ao estudo da Educação em Tempo Integral no Brasil, a saber.

    Gráfico 2- Produções Educação de Tempo Integral por regiões 2009-2018

    Fonte: Organizado pela autora (2019)

    O Gráfico 2, faz referência ao número de produções (teses e dissertações) sobre o tema Educação de Tempo Integral no Brasil, por regiões brasileiras. Analisando a abrangência de cada região, é possível perceber um equilíbrio entre o número de teses e dissertaçõesnas regiões Norte e Sul. Já a região Centro-Oeste apresenta a menor abrangência entre as regiões.

    Desse modo, fica perceptível o grande número de produções provenientes da região Sudeste, fato esse atribuído a existência de grupos de pesquisa sobre a temática na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Neste momento, de modo semelhante ao realizado anteriormente, são explanados os dados relativos as produções acerca da Educação Integral no Brasil.

    Inicialmente, trabalha-se com a percepção da periodização dos trabalhos, os quais emergem e estão acentuados em 2013, em um momento histórico de efervescência de políticas educacionais, especialmente concernente a temática da Educação Integral, a saber.

    Gráfico 3- Produções sobre Educação Integral - por Ano

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