A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES
Nascimento, Juliana Aparecida de Araújo-UEM
SAITO, Heloisa Toshie Irie Saito-UEM
Gefoppei/CNPQ/UEM
Aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas escolares
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; linguagem; desenvolvimento infantil; Educação Infantil.
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo compreender o papel da linguagem no espaço da Educação Infantil, bem como investigar o que os professores que atuam nesta primeira etapa de escolarização compreendem acerca desta temática. Ela fundamenta-se nos aportes da Teoria Histórico-Cultural, a qual busca compreender a práxis humana, isto é, a relação do homem enquanto sujeito histórico e o meio social. Assim, na primeira fase desta pesquisa buscamos investigar a importância da linguagem como meio de comunicação que favorece o intercâmbio social e a troca de experiências e saberes para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Acreditamos que a criança desde pequena precisa ser inserida de forma intencional na cultura letrada e simbólica, visto que é por meio da interação com outros sujeitos que se torna possível apropriar-se dos conhecimentos produzidos historicamente e a instituição educativa, por sua vez, desempenha um importante papel, pois é neste espaço que pode acontecer a superação do saber cotidiano para o saber científico.
Como professora da Educação Básica, compreendo a Educação infantil como uma etapa importante no desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças, pois proporciona um ensino voltado para atender as necessidades pedagógicas do desenvolvimento humano. E por isso, acreditamos que investigar o papel da linguagem no desenvolvimento infantil nos dará condições de verificar como essas crianças aprendem e se desenvolvem enquanto sujeitos sócio-históricos.
A partir dos caminhos percorridos desde a graduação com projetos de iniciação científica, estágios supervisionados na área da educação infantil e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), compreendemos a importância que a organização do ensino desempenha na prática pedagógica do professor que, por sua vez, reflete diretamente no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, considero relevante investigar como estes profissionais direcionam o seu fazer pedagógico em sala de aula para possibilitar o acesso aos conhecimentos históricos, de modo que as crianças desde a educação infantil possam interagir, participar e incorporar os costumes de sua cultura, por meio de um ensino intencional e sistematizado que vise a superação dos conhecimentos cotidianos para formas mais elaboradas de pensamento que acontecem justamente por meio dos conhecimentos científicos.
Defendemos que é no espaço da educação infantil que as crianças ampliam suas relações com outros sujeitos, vivenciam novas experiências e desafios, por intermédio de um ensino e aprendizagem que de fato proporcione o desenvolvimento das máximas elaborações humanas, isto é, que compreenda a criança como um ser que apropria e também produz conhecimentos na medida em que se desenvolve e interage socialmente.
Por essa razão, entendemos a educação infantil, como etapa de escolarização essencial ao desenvolvimento humano e que pode possibilitar as primeiras aproximações de forma mais direcionada e intencional ao saber sistematizado, viabilizando a apropriação de conceitos científicos. Assim, compactuamos com Saviani (1991, p. 29) ao destacar que no espaço educacional se faz a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular à cultura erudita.
Diante do papel fundamental que a Educação Infantil, enquanto instituição educativa ocupa em nossa sociedade, e diante de todo o avanço legislativo em relação a mesma, consideramos relevante uma pesquisa que tenha como objetivo investigar o desenvolvimento da linguagem na infância, e que leve em consideração a importância de se explorar nesta etapa de escolarização diferentes estratégias de ensinar as crianças para que possam [...] ter oportunidade de desenvolver diferentes formas de sentir, pensar e solucionar problemas (COSTA & SANTOS, 2017, p. 716). Dessa forma, precisamos considerar que as crianças necessitam estar em contato com a linguagem em sua plenitude para desenvolver e aprender os conhecimentos sistematizados.
Fundamentados em Lucas (2008) pontuamos que a linguagem a ser ensinada na educação infantil não deve estar voltada somente ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita. De acordo com essa estudiosa é preciso que o ambiente educativo favoreça o acesso a outras formas de linguagens, pois são condições essenciais para a criança desenvolver a oralidade e a escrita. Nessa direção a autora destaca: “[...] É importante que, no cotidiano escolar, sejam proporcionadas às crianças múltiplas formas de representação, expressão e leitura do mundo: oral, plástica, corporal, musical e, inclusive, escrita (LUCAS, 2008, p. 214).
Destacamos que a prática pedagógica do professor da educação infantil deve levar em consideração as necessidades biológicas, mas também as psicológicas e educativas, ou seja, é preciso que o fazer pedagógico direcionado pelo professor possibilite às crianças a vivência com os conceitos científicos por meio da linguagem infantil. Fundamentados em Vigotski (2001), destacamos que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. E por isso, podemos inferir que para o ensino promover desenvolvimento, é preciso que os conteúdos sejam pensados e organizados, de modo que a criança tenha condições de superar o conhecimento do cotidiano para dominar formas mais elaboradas de pensamento, e neste caso, podemos destacar que o ensino adequado das diferentes linguagens infantis, é a forma mais assertiva de inserir a criança no mundo da cultura, visto que é justamente por meio de um ensino sistematizado e intencional nessa fase inicial de escolarização que a criança tem a possiblidade de se desenvolver integralmente na sociedade em que vive.
Diante disso, traçamos como objetivo, por meio dos aportes T.H.C e também das leituras contemporâneas verificar o papel da linguagem no âmbito do desenvolvimento infantil, pois compreendemos que o desenvolvimento da linguagem na infância se torna fundamental no processo de aprendizagem, e a criança por fazer parte deste universo codificado e simbólico necessita de mediações adequadas para se desenvolver plenamente, de modo que tenha condições de interagir socialmente na cultura que pertence.
Dessa forma, entendemos o desenvolvimento da linguagem como uma condição essencial ao desenvolvimento humano que se realiza a partir das relações estabelecidas socialmente entre os sujeitos. Nessa direção, enfatizamos a necessidade de compreender a linguagem como meio de comunicação que amplia e fornece condições diversas das crianças se expressarem por meio de diferentes linguagens que lhes permitam sentir e perceber o mundo a sua volta de diferentes maneiras e formas e o professor enquanto principal mediador precisa organizar seu fazer pedagógico para proporcionar ações de ensino adequadas às necessidades de aprender das crianças. Com isso, destacamos que a organização do ensino precisa levar em consideração a exploração de diferentes manifestações da linguagem, como condição essencial para o pleno desenvolvimento das crianças pequenas.
Nessa perspectiva, buscaremos investigar o desenvolvimento da linguagem na infância, de modo que possamos evidenciar a importância de se trabalhar as diferentes linguagens no âmbito da educação infantil. A partir dessa problemática buscaremos responder a seguinte questão: Como pensar o trabalho com a linguagem na prática pedagógica da educação infantil? Partimos da hipótese que a compreensão dos professores da Educação infantil sobre a importância da linguagem é restrita para promover o desenvolvimento necessário das crianças que frequentam esta primeira etapa da Educação Básica. Para comprovar ou não nossa hipótese faremos uma investigação de campo com professores que atuam na educação infantil através de entrevistas semiestruturadas e a partir delas, juntamente com a pesquisa bibliográfica, teremos condições de sistematizar importantes contribuições para a organização do trabalho educativo no espaço da educação infantil que contemple as diferentes linguagens da criança.
Referência
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas Tomo II. Pensamento e Linguagem. ed. Madrid: A. Machado libros, 2001.
LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Os processos de alfabetização e letramento na educação infantil: contribuições teóricas e concepções de professores. Tese. 2008, 322f. (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, 2009.
COSTA, J, P.; SANTOS, P, L. AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VI Semana de Integração, 2017, UER, p. 715-732. Disponível em:
http://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/9041. Acesso em Jul.2018
SAVIANI, DERMEVAL. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2 ed. São Paulo: Autores Associados, 1991,p. 19-30
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