FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE

  • Autor
  • FERNANDA CRISTINA SANCHES-CANEVESI
  • Co-autores
  • IVANETE DAGA CIELO , LUCILIA VERNASCHI DE OLIVEIRA
  • Resumo
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    FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE

     

    FERNANDA CRISTINA SANCHES-CANEVESI

    UEM, fernandacsanches@gmail.com

    IVANETE DAGA CIELO

    Unioeste, ivadcielo@hotmail.com

    LUCILIA VERNASCHI DE OLIVEIRA

    UEM, luvernaschi@gmail.com

    Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (PPE-UEM)

     

    Eixo 3-Formação de professores

     

    1 INTRODUÇÃO

     

    A formação docente de bacharéis para atuação no ensino superior permeia por diversos desafios pedagógicos que necessitam ser explorados e compreendidos. De acordo com Gonçalves e Gasparin (2013), os profissionais bacharéis muitas vezes possuem domínio em sua área de formação, contudo, carecem de conhecimentos no campo educacional e pedagógico, tendo em vista que durante seu período de formação, não são capacitados para a docência.

    Essa dinâmica pode ser visualizada nas mais diversas áreas do conhecimento e dentre elas, também nos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo. Tal formação, prioriza a preparação de profissionais visando a atuação prática nas organizações, sem considerar-se na maioria dos casos, conceitos voltados à prática pedagógica. Nesse contexto, buscando compreender o processo de formação dos docentes, esse estudo propôs-se a investigar especificamente o curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

    Para tanto, busca-se responder à seguinte problemática: os profissionais bacharéis secretários executivos que atuaram como docentes no curso de Secretariado Executivo da Unioeste, buscaram formação continuada para atuação na docência? A partir desse delineamento estabeleceu-se o seguinte objetivo: identificar dentre os profissionais egressos do curso quantos atuaram como docentes, e a partir daí, compreender como ocorreu a formação continuada desses.

    A realização dessa pesquisa justifica-se, uma vez que segundo Pimenta e Anastasiou (2005), os professores universitários possuem grande influência na formação e educação profissional dos discentes. Portanto, investigar como se desvelam tais práticas, pode ampliar horizontes de compreensão acerca da formação de docentes bacharéis. 

     

    2 REFERENCIAL TEÓRICO

     

    A existência de uma lacuna na formação dos docentes do ensino superior é fator já alertado por diversos autores e estudos, à exemplo de Abreu e Masetto (1997), os quais afirmam que o professor muitas vezes domina sua área específica de conhecimento, porém, carece de habilidades educacionais e pedagógicas. Da mesma forma, Gonçalves e Gasparin (2013) sugerem que a formação técnica também se torna fator essencial para uma efetiva transmissão de conhecimento aos acadêmicos. No entanto, para sua prática pedagógica, os professores bacharéis muitas vezes refletem apenas os modelos adquiridos durante o seu período de formação, baseados na prática de seus docentes da época (GONÇALVES; GASPARIN, 2013).

    O mesmo cenário é encontrado também nos cursos de nível superior em Secretariado Executivo, uma vez que esses não possuem a docência enquanto princípio formativo de seus profissionais, conforme apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso (DCN): “O bacharel em Secretariado Executivo deve apresentar sólida formação geral e humanística (...) para atuar nos níveis de comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional” (BRASIL, 2005, p. 2). Ou seja, as DCN determinam a formação de profissionais voltados à atuação prática nas organizações, sendo que as matrizes curriculares dos cursos, não se atentam para esse viés na formação (SANCHES; CIELO; YAEGASHI, 2018).

    Para além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), preconiza que “A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado” (BRASIL, 1996, p.1, grifo nosso). Contudo, legislações específicas que estabeleçam orientações para prática e formação do docente para atuar no ensino superior, são inexistentes, ficando a cargo dos programas de pós-graduação, ou sob responsabilidade do profissional, buscar a formação que mais lhe pareça adequada.

     

    3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

     

    De modo a atender à questão e aos objetivos da pesquisa, no mês de abril de 2019 buscou-se juntamente à Secretaria Acadêmica e Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Unioeste, campus Toledo, os dados relativos à quantidade de bacharéis formados desde a fundação do curso de Secretariado Executivo da IES, bem como, desses, quantos atuaram como docentes no ensino superior. Identificou-se que dentre os 817 secretários executivos formados, 23 atuaram na docência. Vale destacar, que como recorte metodológico, esse estudo investigou apenas a atuação desses egressos enquanto docentes no curso da Unioeste, sem levar em consideração a atuação em outras IES e níveis de ensino. Tal recorte, justifica-se, tendo em vista que o estudo possui caráter qualitativo, no qual utilizou-se exclusivamente de pesquisa documental para construção dos resultados.

    Após identificados os bacharéis com atuação na docência, realizou-se uma busca pelos currículos cadastrados na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visando levantar informações acerca da formação continuada desses profissionais. Os dados foram analisados por meio de metodologia descritiva e tabulados por meio de planilhas eletrônicas utilizando o software Microsoft Office Excel.

     

    4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

     

    Buscando atingir o objetivo do estudo, inicialmente realizou-se um levantamento da quantidade de profissionais formados no curso de Secretariado Executivo da Unioeste, que atuaram na docência no mesmo curso. Esse, entrou em funcionamento no ano de 1987 e desde então, possibilitou a formação de 817 bacharéis secretários executivos.

    Dados apontam que ao longo dos 32 anos, 148 docentes ministraram disciplinas no curso. Vale mencionar que para essa investigação, não se considerou relevante o tempo, mas sim a atuação na docência. Destes professores, apenas 23 (15%) consistem em secretários executivos formados pela Unioeste. Isto ocorre dada a interdisciplinaridade da grade curricular do curso, o que exige atuação de profissionais de distintas áreas, de modo que apenas matérias específicas da área, sejam ministradas por docentes de secretariado executivo.

    No que se refere à titulação, os dados foram coletados na plataforma Lattes do CNPq, contudo, dos 23 profissionais, 6 não foram localizados. Dentre os 17 encontrados, 8 não atuam mais na docência no ensino superior. No que se refere ao grau de formação dos sujeitos investigados, percebe-se que independente da permanência no magistério superior, esses profissionais buscaram formação continuada, sendo que o aperfeiçoamento a nível lato e stricto sensu, representou uma constante entre a população investigada. Os dados apontam que do total (17) da população investigada, 76% buscaram qualificação a nível stricto sensu, desses sendo 4 (23%) com apenas mestrado, 7 (41%) com mestrado e doutorado e 2 (12%) com pós-doutorado.

    No que se refere às áreas de formação, a nível de mestrado, 43% dos sujeitos cursaram programas de administração, 22% de desenvolvimento regional e agronegócio, 22% de engenharia de produção, 7% de ciências ambientais e 7% de linguística aplicada. Além disso, a nível de doutorado, 45% dos profissionais investigados, cursaram programas na administração, 22% de desenvolvimento regional e agronegócio, 12% de engenharia de produção, 12% de ciências empresariais e 12% de economia e direção de empresas. Cabe ressaltar ainda, que inexistem programas de pós-graduação em secretariado executivo no país, desse modo, os docentes que almejam aperfeiçoamento, o fazem em outras áreas do conhecimento.

     

    5 CONCLUSÕES

     

    A formação continuada de profissionais bacharéis professores é fator fundamental, tendo em vista que a atuação docente exige conhecimentos e habilidades que contribuam para com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, por meio de práticas didáticas adequadas. Tal realidade é vislumbrada também nos cursos de Secretariado Executivo, no qual os profissionais bacharéis formados, durante sua formação, não possuem o foco na docência. Uma vez que o curso possui disciplinas específicas, compreende-se que essas, devem ser ministradas por profissionais da área. E por sua vez, entende-se que esses necessitam de conhecimentos didático-pedagógicos que contribuam para sua atuação enquanto docentes.

    Considerando-se os aspectos aqui expostos, observa-se que o objetivo e problemática do estudo, foram atendidos. Apontou-se que os profissionais bacharéis secretários executivos que atuam na docência, buscaram formação continuada por meio de cursos de pós-graduação, contudo, não especificamente em áreas voltadas à educação. Paralelamente a esse estudo, como agenda de pesquisas futuras, recomenda-se investigar se durante a pós-graduação, esses profissionais cursaram disciplinas voltadas à docência.

     

    REFERÊNCIAS

     

    ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 11. ed. São Paulo: MG Ed. Associados, 1997.

    BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília: 1996.

    BRASIL. Resolução nº 3, de 23 de junho de 2005 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. Ministério da Educação, Brasília: 2005.

    GONÇALVES, R.N.; GASPARIN, J.L. Formação pedagógica do profissional bacharel em ciências contábeis e sua ação docente no ensino superior. In: Seminários de pesquisa do programa de pós-graduação em educação. Universidade Estadual de Maringá, Maringá: 2013.

    PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L. das G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

    SANCHES, F.C.; CIELO, I.D.; YAEGASHI; S.F.R. Formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise nos cursos de secretariado das instituições públicas de ensino superior do Brasil. Capital Científico. v.16, n. 4, out-dez, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Formação docente. Ensino superior. Docente bacharel.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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