RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E SUAS APLICABILIDADES: AS INICIATIVAS DA UEPG E NUTEAD NA CULTURA LIVRE E ABERTA

  • Autor
  • Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos
  • Co-autores
  • Cristine Isabel Simão , Fernanda Bassani
  • Resumo
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    Recursos educacionais abertos e suas aplicabilidades: as iniciativas da UEPG e NUTEAD na cultura livre e aberta

     

     

    Eixo temático: Educação e Tecnologia.


    Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma atividade desenvolvida no curso Embaixadores REAs, oferecido pela CAPES, do qual as autoras participantes tinham como atividade avaliativa desenvolver um plano de divulgação de Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva de diagnosticar e propor iniciativas para evidenciar seus conceitos. Após o diagnóstico, elaborou-se um plano de capacitação cujos objetivos foram: apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre REAs; divulgar os tipos de licenças; conhecer a licença Creative Commons Brasil e propor capacitação para o segmento de interessados vinculados ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUTEAD/UEPG) compartilhando os conhecimentos sobre REAs.  O produto final é uma plataforma virtual de curso, via Moodle, para oferta como atividade de extensão com vistas a divulgar  e propagar o tema. Destacam-se então, as telas da plataforma e as atividades propostas.  Espera-se que a oferta do curso seja ampliada a outros segmentos na continuidade e multiplicação dos conhecimentos obtidos.

     

    Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos. REA. Arquivos abertos.  Educação.

     

     

    Introdução

     

    Encarar as mudanças da cultura livre ou do remix, a economia do bem comum, bem como a produção do conhecimento do formato tradicional para em rede, educação aberta, cibercultura (LEVY, 1996), universidades, EAD e abertura além da produção do material aberto e fechado é um fato concreto e real.

                A Cultura Livre começa a ser discutida por Lessig (2004) onde predomina a defesa de um conceito nascido com a era digital que visam conhecimento livre, com restrições mínimas, compartilhamento, distribuição, cópia e uso sem afetar a propriedade intelectual.

                Com tudo isso surge um novo modelo de gestão de direito autoral e justifica-se destacar o que é REA, quais suas características, seu potencial transformador e os formatos de licenciamento. (CADERNO REA, 2013).

                Por isso é importante saber como encontrar um REA, bem como, quais são os projetos das iniciativas das instituições brasileiras em nível governamental, das instituições de ensino e da sociedade civil.

                Nessa sequência de raciocínio surgem as questões de autoria na web, o remix e a criação coletiva e os caminhos da publicação aberta em repositórios brasileiros e internacionais e políticas de implantação de REAs (SEBRIAM et al., 2016; GONSALES et al. 2017).

     

     

    Iniciativas da UEPG

     

    Em 2009 ocorre na UEPG a criação da Política Institucional de Informação que reconheceu a importância de ações de gestão documental e informacional que garantissem o registro e disseminação da produção técnica, científica e documental da Instituição para oferecer “um conjunto de serviços, modernos e de acesso aberto, com interoperabilidade com sistemas nacionais e internacionais, observando-se o uso de padrões e protocolos de integração [...]”. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, 2009).

    Foram desenvolvidos os projetos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a Biblioteca Digital de Trabalhos e Monografias (BDTM) no âmbito do programa da Biblioteca Digital Brasileira, com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP). Utilizou o Padrão Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações (MTD-BR).  (SANTOS, 2013).

    Em 2014 a UEPG assinou o termo de cooperação com o REAs Paraná (2014/2019) para somar o Grupo de participantes nesta proposta de Recursos Educacionais Abertos para o Estado. 

    O NUTEAD, vinculado a UAB, reforça a disponibilização das produções voltadas para esse público com o depósito no Portal EduCAPES. Além disso, vem desenvolvendo iniciativas de Projetos de Capacitação, desde 2011, na busca de mostrar novas propostas, com palestras, oficinas e mesmo cursos/disciplinas ofertados para os diversos segmentos da comunidade universitária e externa mostrando e integrando novos recursos que permitam o desenvolvimento da criatividade nos processos de ensinar e aprender, além de oportunizar as propostas de ensino híbrido com percentuais de atividades a distância. Mas observa-se ainda uma acanhada participação do público universitário. Foram ofertados também cursos na forma de Massive Open Online Courses (MOOCs) para comunidade geral que vêm gradativamente, apresentando índices de crescimento de participação.

    Em 26 de maio de 2017, o NUTEAD promoveu palestra com Sérgio Branco que falou aos participantes sobre os Direitos Autorais e o Creative Commons.

                No diagnóstico dos recursos produzidos pelo NUTEAD foram identificados os tipos de materiais e os canais de divulgação, conforme destacado no quadro 1.

     

    Quadro 1 – Tipos de recursos educacionais abertos produzidos pelo NUTEAD

     

    Tipo

    Quantidade

    Exemplo

    Gravação em vídeo

    805

    Canal do Youtube – Nutead https://www.youtube.com/user/uepgnutead/videos

    Gravações em áudios

    55

    Podcast (Informa EAD) http://ead.uepg.br/site/informaead-podcast/

    Livros

    E Materiais acessíveis

    325

    8

    EduCAPES http://educapes.gov.br

    ri.uepg.br

    Cartazes, Folderes/panfletos.

    Diversos

    Cursos MOOCs divulgação na Acolhida do Calouro

    Sites/Blogs

    Um site

     www.ead.uepg.br

    Curso ou módulos para AVAs (isto é, em platraformas como Moodle, p. Ex).

    Cursos de Extensão (voltados para público acadêmico, capacitações para professores, tutores, equipe NUTEAD e pessoas que atuam diretamente na EAD da UEPG

    Cursos no formato MOOC

    Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

    Disciplinas presenciais que possuem 20% da carga horária presencial

    AVA – UEPG

    (Acesso somente para cursistas, professores, alunos, tutores, coordenadores, equipe Nutead) mediante login e senha.

    Cursos de Extensão: https://ead.uepg.br/apl/curso_polo/index.php?page=ListaCursos#extensao

     

     

    Webconferências

    Todas as disciplinas dos cursos seja extensão, graduação e pós-graduação nos quais estão previstas Webconferências são gravadas pela rede RNP disponibilizadas para os alunos.

    Disponibilizadas para os alunos no ambiente virtual de aprendizagem.

    Fonte dos dados: NUTEAD/2018

                Com a disponibilização das produções UAB no EduCAPES muitos materiais já prontos são reutilizados na íntegra, outros remixados ou adaptados com conteúdo complementares para os cursos ofertados pela UAB.

                As produções atendem à demanda dos cursos ofertados e das disciplinas dos cursos novos que estão sendo implementados. Os cursos antigos já possuem sua produção pronta, havendo somente atualizações e/ou correções.

                Importante ainda destacar que a licença utilizada é a Creative Commons, porém a chancela com as discriminações começaram a ser inseridas no verso da folha de rosto há aproximadamente 2 anos atrás e as produções anteriores havia o termo de concessão de direitos autorais à UAB.  

    Desta forma, este artigo apresenta o resultado de uma atividade desenvolvida em curso denominado Embaixadores REAs, oferecido pela CAPES, do qual as autoras foram participantes e tinham como atividade avaliativa desenvolver um plano de divulgação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva de diagnosticar e propor iniciativas para evidenciar os conceitos de REAs.  Após a elaboração do diagnóstico, foi elaborado um plano de capacitação cujos objetivos foram: apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre REAs; divulgar os tipos de licenças, conhecer a licença Creative Commons Brasil e propor uma capacitação para o segmento de interessados vinculados ao NUTEAD para compartilhar os conhecimentos sobre REAs.

     

     

    Metodologia

     

    Para a criação desta oficina utilizamos a plataforma MOODLE como Ambiente Virtual de Aprendizagem e seus recursos.  

    Foram elaboradas apresentações, selecionados documentos para compor as fontes de informação de consulta através de levantamento bibliográfico, definidos o plano de ensino do curso e as ferramentas das atividades do curso estruturando a plataforma no ambiente virtual de aprendizagem para ser utilizada na oferta de cursos de extensão a distância.

     

     

    Resultados

     

                O ambiente é composto por abas, de apresentação, conforme podemos verificar na Figura 2. Na aba principal há um fórum para as dúvidas. Na Unidade de Estudo, na Figura 3, estão elencadas as fontes bibliográficas e, por fim, na última aba há uma pesquisa de avaliação.

    Na página de abertura consta: boas vindas, período do curso, professoras, o que irão encontrar no curso e o Plano de Ensino e Aprendizagem ementa, objetivos e roteiro de estudo.

    ü      

    ü     Roteiro de Estudo

    Figura 1 – Página inicial de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

               Na Unidade de Estudo estão indicadas fontes bibliográficas para leitura para que o participante veja o conteúdo teórico sobre o tema sob enfoques de publicações existentes sobre o tema.  Estão indicadas: uma leitura obrigatória que insere o contexto geral do tema tratado e ainda a leitura complementar que visa ampliar e mostrar outras fontes publicadas sobre o referido tema.

                Ainda são propostas algumas atividades, utilizando recursos do Moodle, que propõem ao participante testar o conhecimento obtido e validar a sua participação.

     

    Figura 2 – Estrutura da Unidade de Estudo

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Figura 3 - Atividade no Ambiente Virtual

     

    curso rea - atividade de impressões.jpg

     

    Figura 4 - Uma atividade Quiz

     

    Para essa atividade utilizamos uma ferramenta incorporada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem -  Moodle chamada “H5P”.

     

     

    Conclusões

     

    Várias iniciativas foram realizadas e acenam e visualizam a abertura para conhecer melhor e apoiar ideias voltadas a REAs.  Observa-se ainda que é preciso trabalhar com a conscientização, divulgação e promoção de eventos e cursos voltados ao tema para maior adesão, bem como pensar em políticas institucionais que visem apoiar, incentivar e motivar o envolvimento nesse tema. 

     A cultura Open Access ou Acesso Livre/Aberto é uma realidade posta na sociedade contemporânea e visa democratizar e compartilhar conhecimento já produzido e altera as formas de disseminar informação e produção bibliográfica em tempos de muitas possibilidades tecnológicas.

                Assim, os objetivos e propostas do curso estruturado servirá para disseminar os conceitos REAS e apresentar possibilidades de ampliar as formas de produzir o conhecimento de forma compartilhada e aberta.

     

     

    Referências

     

    BRANCO, S.; BRITO, W.  O que é o creative Commons? novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.  176p.

    (Coleção FGV de Bolso – Direito & Sociedade).

     

    EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cader-norea.  Acesso em: 12 dez. 2018.

     

    GONSALES, P.; SEBRIAM, D.; MARKUN, P.  Como implementar uma política de educação aberta e de recursos educacionais abertos: guia prático para gestores.  São Paulo: Cereja Editora, 2017. 

     

    LESSIG, Lawrence. Cultura livre. 2004. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/educacao/docs/10d.pdf>. Acesso em: 20 de fev. 2017.


    LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

     

    SANTOS, M. L. F. B. Portabilidade da informação: iniciativas de acesso aberto à produção científica da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. In:  MULLER, C. C. et al. (Org.).   Inovações educativas e ensino virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas.  Ponta Grossa: Estúdio Texto,  2013. p. 89-100.

     

    SEBRIAM, D.; GONSALES, P. Inovação aberta em educação: conceitos e modelos de negócios.  São Paulo: CIEB, 2016. 

     

     

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução 344 de 31 de Agosto de 2009: estabelece a Política Institucional de Informação.  Ponta Grossa: UEPG, 2009.

     

     

  • Palavras-chave
  • Recursos Educacionais Abertos. REA. Arquivos abertos. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Tecnologia
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