IMPACTO DO MIELOMA MÚLTIPLO NA FUNCIONALIDADE E FRAGILIDADE EM PACIENTES 60+

  • Autor
  • Melyna Rossy Araújo Aguiar
  • Co-autores
  • Maria Elisa Leite Araújo , João Lucas Silva Sales , Thiago Xavier Carneiro , Niele Silva de Moraes
  • Resumo
  •  

    Introdução: O mieloma múltiplo (MM) é um distúrbio neoplásico que acomete de forma prevalente os idosos. A heterogeneidade do estado de saúde da pessoa idosa pode variar desde o grau de fragilidade, presença de comorbidades e hábitos de vida à capacidade funcional, presença de polifarmácia ou acometimento pelas Síndromes Geriátricas. Objetivo: Avaliar a funcionalidade e a fragilidade de pacientes idosos com diagnóstico de MM na vigência da doença e 6 meses antes do diagnóstico. Método: Estudo transversal, com amostra de conveniência, de pacientes 60+, atendidos em um serviço de oncohematologia privado em Belém - Pará, no período de julho de 2023 a janeiro de 2024, através da análise das fichas protocolares aplicadas na avaliação geriátrica. A funcionalidade foi avaliada através da escala de Lawton. Para rastreio de fragilidade, utilizou-se a Frail Scale. As perguntas foram feitas em relação ao estado atual e 6 meses antes do diagnóstico de MM. Resultados: 20 pacientes entre 60 e 85 anos foram avaliados. Nos 6 meses antes do diagnóstico, 19 (95%) eram independentes e 1 (5%) possuía dependência leve devido à limitação motora. Após o diagnóstico, metade da amostra teve declínio da funcionalidade. Apenas 10 (50%) eram independentes, 1 (5%) tinha dependência leve por limitação motora, 3 (15%) dependência moderada por limitação motora, 1  (5%) dependência moderada por limitação cognitiva e 5 (25%) dependência grave por limitação motora. Em relação à fragilidade 6 meses antes do diagnóstico, 14 (70%) eram não frágeis, 4 (20%) pré-frágeis e 2 (10%) frágeis; após o diagnóstico de MM, metade da amostra evoluiu com fragilidade, sendo 4 (20%) não frágeis, 8 (40%) pré-frágeis e 8 (40%) frágeis. Conclusão: Avaliando funcionalidade e fragilidade prévias, podemos antever quais pacientes possuem impacto significativo do mieloma em sua perda funcional e predizer o grau de recuperação após intervenções geriátricas e tratamento específico.

  • Palavras-chave
  • Capacidade funcional, Fragilidade, Mieloma Múltiplo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GERIATRIA
Voltar

É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024.  Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.

Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.

Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.

Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.

 

A Comissão Científica

  • GERIATRIA
  • GERONTOLOGIA

Comissão Organizadora

Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20

Comissão Científica