Introdução: Instrumentos específicos para a pessoa idosa, como os descritos pela Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), são pouco utilizados no manejo do Mieloma Múltiplo (MM), mas são importantes para auxiliar a tomada de decisão terapêutica. Objetivos: Identificar o perfil clínico e multidimensional, além do risco de complicações clínicas em pacientes com MM. Métodos: Estudo transversal com amostra de conveniência, realizado a partir da análise de dados da ficha de avaliação protocolar de dois serviços de oncohematogeriatria, um público e outro privado, em Belém - Pará. Foram incluídos pacientes com 60 anos ou mais, com diagnóstico de MM, atendidos entre agosto e setembro de 2024. Foi aplicada a avaliação geriátrica compacta (10-TaGA), escala de Lawton, Frail Scale, além de testes físico funcionais (velocidade de marcha, teste do sentar e levantar). Resultados: 20 pacientes entre 60 e 85 anos foram avaliados. 13 (65%) eram do sexo masculino, 10 (50%) recém diagnostcados, 11 (55%) com comorbidades e 6 (30%) em polifarmácia. Antes do diagnóstico, 19 (95%) eram independentes e 14 (70%) eram não frágeis, porém, após o diagnóstico, 9 evoluíram para estágios de dependência e 10 para condições de fragilidade. Metade da amostra tinha risco de desenvolver complicações clínicas em 1 ano. O perfil predominante identificado foi de provável sarcopenia, eutimia, independência funcional, cognição preservada, pré-fragilidade, fragilidade e regular suporte econômico. Conclusão: Observa-se que as ferramentas de avaliação geriátrica apresentam resultados válidos e precisos quanto à fragilidade e funcionalidade dos pacientes.
É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024. Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.
Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.
Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.
Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20
Comissão Científica