PROGRAMA DE MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA PARA PACIENTES COM SOBREPESO/OBESIDADE

  • Autor
  • Niele Silva de Moraes
  • Co-autores
  • Melyna Rossy Araújo Aguiar , Lorena Garcia da Fonseca Tavares , Aline Andrade Lopes , Adriana Costa Lima
  • Resumo
  • Introdução: A senescência é um processo natural e biológico que torna os idosos mais suscetíveis às doenças crônicas. A Medicina do Estilo de Vida (MEV) busca manejar o estilo de vida e o fator ambiental a longo prazo. Objetivo: Comparar hábitos e qualidade de vida de idosos com sobrepeso/obesidade atendidos em um projeto de extensão, antes e após um programa de MEV. Métodos: Estudo retrospectivo do tipo longitudinal, por análise das fichas de avaliação de participantes do programa SeCuida!, com amostra de conveniência de pacientes com 60 ou mais com sobrepeso/obesidade. A primeira avaliação incluiu: 10-TaGA, Questionário Curto de Avaliação do Estilo de Vida traduzido do Colégio Americano de MEV, dados sociodemográficos, diagnósticos prévios e medicações em uso. Os participantes foram incluídos em grupo no “WhatsApp”, onde receberam cartilha educativa diariamente do tema da semana e subtemas diários, meta/desafio da semana e metas "SMART". Foram estimulados a baterem fotos seguindo os desafios e compartilharem no grupo. O projeto durou três semanas. No último encontro, preencheram ficha de reavaliação protocolar contendo questionário curto da avaliação do estilo de vida. Resultados: Pacientes de 60-80 anos, 75% (N 6) mulheres, 50% (N 4) casados, 25% (N 2) divorciados e 25% (N 2) viúvos, com renda familiar entre 1 a <3 salários mínimos, todos com outra comorbidade. 37,5% (N 3) gostariam de perder bastante peso; 62,5% (N 5) relataram consumir algumas vezes alimentos industrializados. Na avaliação após o projeto, houve melhora significativa em todos os aspectos de propósito, notando-se vidas com mais significado e valorização da rede de apoio, estando empenhados em cuidar de suas saúdes, de suas famílias e cumprir as metas propostas. Conclusão: Percebeu-se que, independente da idade, a mudança de estilo de vida é capaz de ser seguida quando há educação em saúde e participação ativa.

  • Palavras-chave
  • Assistência Integral à Saúde, Estilo de Vida, Idoso.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GERIATRIA
Voltar

É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024.  Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.

Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.

Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.

Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.

 

A Comissão Científica

  • GERIATRIA
  • GERONTOLOGIA

Comissão Organizadora

Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20

Comissão Científica