Idoso, polifarmácia e síndromes geriatricas: um relato de caso.

  • Autor
  • Narjara Fontes Xavier
  • Co-autores
  • Antonio Ricardo de Carvalho , Bianca Abreu Pantoja , Júlia de Carvalho Tiezzi , Júlia Rodrigues dos Santos , Priscila Gonzaga dos Santos , Ana Luiza Hanna Araujo Tuma
  • Resumo
  • Introdução: As síndromes geriátricas representam um conjunto de condições multifatoriais comuns em idosos, incluindo quedas, fragilidade, incontinência, e comprometimento cognitivo, que afetam significativamente a qualidade de vida dessa população. A polifarmácia, caracterizada pelo uso concomitante de quatro ou mais medicamentos, é frequentemente associada ao tratamento de doenças crônicas e, apesar de necessária em muitos casos, pode intensificar os riscos de reações adversas e interações medicamentosas. Objetivos: Discutir os princípios gerais e complexidade das síndromes geriátricas, incluindo os riscos da polifarmácia no manejo do paciente idoso. Método: Este relato de caso foi feito com base nos dados coletados do prontuário, anamnese presencial e posterior revisão de literatura.Caso: C.A.L., 84 anos,independente, após abordagem cirúrgica de ressecção transuretral evoluiu com quadros de retenção urinária e infecções resultando em uso de sonda vesical permanente. Foi introduzido zolpidem para manejo de insônia, evoluiu com episódios de quedas e convulsões, diagnosticado com vertigem e demência leve, levando ao aumento de medicamentos. Episódios convulsivos recorrentes levaram a um quadro de pneumonia aspirativa que culminaram em hospitalização com sepse e insuficiência renal aguda. Após desprescrição medicamentosa, suporte nutricional e fisioterapia, recuperou a mobilidade e cognição. Atualmente, mantém acompanhamento fonoaudiológico e fisioterápico, com progresso na disfagia e mobilidade. Conclusão: Este caso ilustra um quadro de múltiplas síndromes geriátricas exacerbadas por diagnósticos e prescrições que contribuíram para a descompensação clínica. A evolução positiva do paciente evidencia a importância de uma abordagem interdisciplinar centrada no idoso, considerando a complexidade e os riscos da polifarmácia. A aplicação de diretrizes baseadas em evidências, com revisão do regime terapêutico e acompanhamento multidisciplinar, proporcionou uma recuperação notável. O diagnóstico preciso, avaliação geriátrica abrangente e desprescrições foram fundamentais para o restabelecimento funcional e a melhora da qualidade de vida, ressaltando a importância de intervenções individualizadas para idosos com multicomorbidades e fragilidade.

  • Palavras-chave
  • Assistência à Saúde do Idoso, Iatrogenia, Polifarmácia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GERIATRIA
Voltar

É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024.  Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.

Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.

Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.

Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.

 

A Comissão Científica

  • GERIATRIA
  • GERONTOLOGIA

Comissão Organizadora

Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20

Comissão Científica