INTRODUÇÃO: Compondo as intervenções não farmacológicas para pacientes com Doença de Alzheimer (DA), o exercício de dupla tarefa pode ser compreendido como a execução concomitante ou sequencial, de tarefas com exigência motora e cognitiva. OBJETIVO: Apresentar evidências que sustentamprotocolos de treinamento físico em dupla tarefa para pessoas idosas com DA,apontando os principais achados clínicos e o impacto destes na saúde. MÉTODO: Esta breve revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes PRISMA. Realizaram-se buscas nas bases de dados Pubmed, Scopus e Web of Science. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados e não randomizados com texto completo. As pesquisas, até maio de 2024, contaram com estratégias de busca (adaptadas quando necessário) utilizando expressão booleana, palavras-chave e termos (retirados de artigos relacionados ao tema, e base de dados MESH): biologicalaging, exercise, e Alzheimer Disease, todas com os seus entre-termos e dual-task.O Software “EndNote” foi utilizado para armazenar, e gerenciar as referências. RESULTADOS: Dos oito artigos elencados, seis abordaram o treinamento multicomponente, e dois abordaram o treinamento aeróbico, sendo todas intervençõescom frequência semanal, e execução da dupla tarefa de forma concomitante. Após análise, conclui-se que todos os estudos apontampara a relevância do exercício de dupla tarefa em programas de intervenção de exercícios físicos multicomponentes e estimulação cognitiva, principalmente pelos efeitos significativos em funções cognitivas específicas (como função executiva, atenção, memória de curto prazo, memória de trabalho, e linguagem); melhora na capacidade funcional ao exercício (equilíbrio, força de membros inferiores, flexibilidade, velocidade de marcha, e cadência da passada, com melhora do desempenho geral); incluindo melhora no humor. CONCLUSÃO: Com base nos achados, afim de complementar esta área de conhecimento, sugere-se que pesquisas adicionais devam ter como foco o tipo, a frequência e a duração do exercício físico, pois atualmente ainda não é claro o controle destas variáveis.
É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024. Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.
Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.
Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.
Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.
A Comissão Científica
Comissão Organizadora
Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20
Comissão Científica