Análise das internações hospitalares por doenças oftalmológicas em pacientes acima de 50 anos no período de 2022 a 2024 no estado do Pará.

  • Autor
  • Sophia silva da silva
  • Co-autores
  • Ícaro Arley Baía Sarraf
  • Resumo
  • Introdução: O processo de envelhecimento pode ser acompanhado pela diminuição da visão decorrente das doenças oculares. As queixas oftalmológicas ocasionam, a médio e a longo prazo, a diminuição na acuidade visual e, em casos mais graves, a cegueira. Para o paciente geriátrico, as consequências estão relacionadas ao maior número de quedas, redução da mobilidade, isolamento social e declínio cognitivo. Objetivos: Analisar o número de internações decorrentes de doenças oculares em pessoas com mais de 50 anos, no período de 2022 a 2024, no estado do Pará. Método: Os dados secundários foram coletados a partir do DATASUS/TABNET, com as seguintes variáveis aplicadas: lista de morbidades CID-10, faixa etária e período da internação. Resultados: Durante o período de 2022 a agosto de 2024, observou-se um total de 8.672 internações relacionadas a queixas oftalmológicas, sendo 42,1% (3.658) na faixa etária entre 60 a 69 anos. Os principais motivos das hospitalizações foram descolamentos e defeitos da retina com 45,3% (3.936) casos, seguido dos 36,5% (3168) ocasionados por catarata e outros transtornos do cristalino. O quantitativo restante de 18,1 % (1568) é representado, em sua maioria, pelo glaucoma, transtornos da esclera e córnea e alterações da refração e acomodação.  Conclusão: Com os resultados obtidos, percebe-se um elevado número de hospitalizações por condições evitáveis ou tratáveis na atenção básica. A falta de assistência relacionada às queixas visuais potencializa a progressão rápida e degenerativa das doenças da retina e do cristalino, as quais diminuem a qualidade de vida da pessoa idosa pela fragilização da independência. O estudo permite concluir que o cenário do cuidado amplo e multidisciplinar do paciente geriátrico ainda não é uma realidade presente do estado do Pará e ressalta a necessidade de estratégias da aplicação de uma medicina preventiva e resolutiva na área oftalmológica, incluindo rastreio de doenças oculares, além do acesso ao tratamento. 

  • Palavras-chave
  • Oftalmologia, Geriatria, Hospitalização
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GERIATRIA
Voltar

É com satisfação que apresentamos os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024, realizado em Belém, Pará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2024.  Em formato preliminar/digital, o registro é um compêndio técnico-científico que reúne contribuições significativas nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Esta publicação abrange resumos que refletem o estado atual do conhecimento e as inovações mais recentes voltadas para o cuidado integral ao idoso, abordando desde aspectos clínicos e terapêuticos até práticas de promoção da longevidade saudável.

Os Anais do Simpósio Paraense de Geriatria e Gerontologia 2024 apresentam uma importante contribuição técnica para as áreas de Geriatria e Gerontologia, reunindo um conjunto de resumos e estudos apresentados por profissionais e pesquisadores que abordam questões relevantes e atuais sobre o envelhecimento humano. Esta publicação inclui trabalhos que analisam tanto aspectos biomédicos e psicossociais do envelhecimento quanto avanços tecnológicos e clínicos, refletindo o compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável.

Os trabalhos foram criteriosamente selecionados e organizados, atendendo a padrões de rigor científico e relevância prática, abrangendo temas como novas abordagens diagnósticas, terapias avançadas, políticas públicas para a saúde do idoso e práticas preventivas. Este conjunto de estudos e ensaios fornece insights técnicos sobre as tendências e os desafios enfrentados em Geriatria e Gerontologia, oferecendo um referencial atualizado para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores específicos em aprimorar suas práticas e conhecimentos na área.

Agradecemos a todos os participantes cujas contribuições enriquecem a prática e o conhecimento sobre envelhecimento saudável, fortalecendo a ciência e a assistência à saúde na região Norte e no Brasil.

 

A Comissão Científica

  • GERIATRIA
  • GERONTOLOGIA

Comissão Organizadora

Simposio Paraense de Geriatria e Gerontorologia 20

Comissão Científica