UMA PLATAFORMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE TURISMO

  • Autor
  • Ozeias Bezerra da Silva
  • Co-autores
  • Estela Maria Moraes Quaresma , Francisco Eduardo Pires De Morais
  • Resumo
  •  

    UMA PLATAFORMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE TURISMO

     

    Ozeias Bezerra da Silva, Estela Maria Moraes Quaresma, Francisco Eduardo Pires de Morais

     

    Instituto Federal de Educação do Piauí – Campus de Floriano, E-mail:  E-mail:odimogenes@ifpi.edu.br.

     

    1. Introdução

    O turismo é de grande importância para qualquer cidade brasileira, pois é um fator auxiliar para o desenvolvimento econômico e social. O turismo desenvolve o mercado hoteleiro, restaurantes e comércio de forma direta e indireta a melhoraria da saúde, educação e estradas.

    Sendo assim, os sistemas computacionais, plataformas web estão ligados diretamente ao desenvolvimento turístico. Sem sistemas que gerencie essa atividade é impossível existir progresso nesse ramo.

    O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma web para mostrar as belezas da cidade de Floriano PI, deixando assim, as pessoas informadas sobre a história e os pontos turísticos da cidade. Como também, auxiliar turistas que pretendem passar um tempo na mesma e não conhecem as localizações.

    De acordo com Cooper, Fletcher e Fyall  (2007), os atrativos proporcionam aos destinos a razão mais importante para o turismo e o lazer, ou seja, quanto mais atrativo tiver uma região, mais conhecida ela será.

                 Nesse contexto, o presente trabalho emerge com o propósito de informar a história e os pontos turismo que há em Floriano - PI, através do desenvolvimento de um site.

               

    2. Metodologia

    Para o presente trabalho foi realizado um estudo para saber como aplicar os conceitos técnicos num problema real de forma a contribuir para sociedade.

    Optou-se pela aplicação de um survey que, segundo Babbie (1999) pode ser descritivo, quantitativo e, às vezes explicativo, mas também pode servir de estudo exploratório, que foi preciso identificar as variáveis importantes para, em estudos posteriores, aprofundar e detalhar o tema.

    Na parte da criação do sistema foram realizadas pesquisas de análise de requisitos de software, logo depois se iniciou o processo de desenvolvimento sempre encima de um esquema implementação e teste de funcionalidade.

    No desenvolvimento do site, foram utilizados alguns recursos e programas, como: formulários, links internos, java script, html 5, css 3, bootstrap, jquery, sublime text 3, xamp(servidor), filezilla, php 7, 000webhost(domínio), wordpress, e phpMyAdmin(banco de dados).

     

     

     

     

     

    3. Resultados e Discussão

    A plataforma apresenta fotos e descrições sobre cada ponto turístico da cidade, e também, a geolocalização em cada um deles, ampliando ainda mais as possibilidades de um visitante que ainda não conheci a cidade.

    Na página inicial do Web Site encontra-se um breve resumo e a história do município, junto com um conjunto de slides que passam sofisticação e leveza ao mesmo, fazendo com que o usuário acesse qualquer uma das páginas rapidamente. Deficientes visuais podem entender as fotos por meio de aplicativos que explicam a foto utilizando a descrição contida em cada imagem.

    Os módulos da plataforma estão divididos de forma que existe acesso usuários comuns e usuários avançados. Os usuários comuns têm acesso limitado e os avançados acesso de administrado (Adm). Os Adm podem cadastrar, deletar e editar registros no banco de dados, gerar relatórios dentre outras.   

    Os visitantes podem informar através de um formulário o ponto turístico que ele mais gosta na cidade, além de poderem publicar comentários nas páginas, e seguir o site através de uma pagina no facebook.

     

    4. Conclusão

              O sistema Web irar aprimorar a visão dos visitantes, e até mesmo dos moradores, sobre a cidade, facilitando o deslocamento de visitantes e criar novas portas para economia da cidade, já que, com uma plataforma informativa e organizada o número de turistas tende a aumentar cada vez mais fortalecendo o desenvolvimento da cidade como um todo.

              

    5. Referencias Bibliográfica

     

    COOPER, Chis; FLETCHER, John; FYALL, Alan et al. Turismo: Princípios e práticas. 3. ed. São Paulo: Bookman companhia editora LTDA, 2007. 784 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=lWz2gBscMKYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f;=false>. Acesso em: 20 out. 2017.

    BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Tradução Guilherme Cezarino. Belo

    Horizonte: Ed. UFMG, 1999, 519 p.

     

     

  • Palavras-chave
  • Turismo, WEB, Desenvolvimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Aplicação WEB
Voltar Download

 I Simpósio de Tecnologia e Informação (STI) é o evento acadêmico realizado anualmente pelo Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizado no período de 24 e 25 de agosto de 2018 na sede da Instituição. O objetivo do evento é promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas, comerciantes e comunidade em geral.

Em suas edições anteriores, o então denominado Ciclo de Palestras do CTF surgiu com a modesta intenção de motivar os estudantes do ensino técnico de Informática da própria instituição através de uma abordagem mais prática (por meio de minicursos e oficinas) e através do inestimável compartilhamento de experiências que as palestras de profissionais de área proporcionaram.

Com o sucesso das duas edições anteriores do Ciclo de Palestras, o evento cresceu e sentiu-se a necessidade de expandir seus objetivos agregando a apresentação de trabalhos científicos, mesa redonda e mostra de softwares sobre diversos temas. Nesse cenário nasceu o Simpósio de Tecnologia e Informação do CTF. Para alcançar esses novos objetivos, estão sendo realizadas parcerias com profissionais e docentes de instituições privadas e públicas (estaduais e federais) de ensino, empresas e representantes do comércio local. 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Wilamis Kleiton Nunes da Silva - UFPI


REALIZAÇÃO
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI
 

PARCEIROS
ARTmais
ENUCOMPI 2018
NO CHINA
Otimize
 

APOIO
Sociedade Brasileira de Computação – SBC
Instituto Federal do Piauí – IFPI
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Laboratório de Leitura e Produção Textual - CTF/UFPI
Laboratório de Educação Matemática - CTF/UFPI

 

ORGANIZADORES DO EVENTO
Amon da Silva Ribeiro
Anneli Paule Cavalcanti Ramos
Daniel de Sousa Barbosa
Erivelton da Silva Rocha
Franklhes Santos Carvalho
Geiciane Ribeiro da Silva
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Marcos Aurélio de Almeida Santos
Maria Francinete Damasceno
Maria Thays Almeida de Sousa
Rivaldo Nascimento Alves
Samuel Dânton de Sousa Cipriano
Thais Angela Ferreira Rodrigues
Thiago Machado Rodrigues
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

ORGANIZADORES DOS ANAIS
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Erivelton da Silva Rocha
Francisco Eduardo Pires de Morais
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Maria Francinete Damasceno
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva

wilamisKleiton@yahoo.com.br 

wilamiskleiton@ufpi.edu.br