FAST5: Milha Campeã

  • Autor
  • Francisco Eduardo Pires de Morais
  • Co-autores
  • Mauricio Wanderley Martins , Reutman Santos Oliveira , João Paulo Marques Silva , Ferdinand de Paula da Silva
  • Resumo
  • 1. Introdução

    A Fast5 é uma fábrica de software temporária, constituída para atender o ciclo inicial de desenvolvimento do produto “Milhas Campeãs”, aplicando a este desenvolvimento as melhores práticas no desenvolvimento de software agregado a gestão ágil do ciclo de desenvolvimento, com o intuito de agregar o máximo de valor possível durante o ciclo de vida do projeto colhendo “feedbacks” contínuos sobre o projeto e o produto utilizados para manter o desenvolvimento do produto alinhando com as expectativas do cliente e do mercado.

    O Milha Campeã é um programa de doação de passagens aéreas através da utilização de milhas pelos doadores. Foi desenvolvido no ano de 2018 através de uma parceria da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e a Fast 5 - equipe formada por alunos do mestrado profissional do Cesar School-Recife, do Porto Digital.

     

    Recife, 26 de junho de 2018 – Lançado no final de março, o programa Milha Campeã chega a uma nova fase. Inédito, inovador e com custo zero, a ação é uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a equipe Fast Five, do mestrado profissional do CESAR (Porto Digital), e busca contemplar atletas e paratletas com doações de milhas aéreas para emissões de passagens visando participar de competições. (ONLINE, 2018)

     

    No site, os atletas podem incluir e expor suas demandas de viagens para competições. Os doadores podem visualizar as solicitações e doar as passagens de maneira simples e rápida.

     

    2. Metodologia e Materiais  

    Optou-se pela aplicação de um survey que, segundo Babbie (1999) pode ser descritivo, quantitativo e, às vezes explicativo, mas também pode servir de estudo exploratório, que foi preciso identificar as variáveis importantes para, em estudos posteriores, aprofundar e detalhar o tema.

    Na parte da criação do sistema foram realizadas pesquisas de análise de requisitos de software, logo depois se iniciou o processo de desenvolvimento sempre em cima de um esquema implementação e teste de funcionalidade.


     

    Utilizou-se a metodologia com processo de desenvolvimento iterativo, com uma abordagem para construir software em cima de um ciclo de vida composto de várias iterações em sequência. Cada iteração é um mini-projeto autônomo composto de atividades como análise de requisitos, design, programação e teste. O sistema foi desenvolvido usando a metodologia ágil Scrum pois é uma das mais utilizadas atualmente devido a sua eficiência e eficácia.

    Foram utilizadas as seguintes ferramentas:   

    - Framework: Laravel

    - Linguagem de programação: PHP e JavaScript;

    - Comunicação/reuniões: whatsapp, Hangout e Google Calendar;

    - Gerenciamento de tarefas(task): Jira

    - Repositório:  Google drive;

    - Armazenamento e compartilhamento de código fonte: Git e Bitbucket;

    - Modelagem dos Processos: Heflo.

     

    3. Resultados e Discussão

    O sistema web Milhã Campeã encontra-se no  seguinte link, https://milhacampea.pe.gov.br/login e possui módulos de cadastro de atletas, cadastro de doadores, solicitações de viagens/eventos por atletas,  gráfico de estatísticas de doações, dentre outras.

    O sistema foi construído com a preocupação de prover acessibilidade a pessoas com baixa visão e por isso a parte do front-end está de acordo com as normas W3C que é padrão mundial para construção de sistemas voltados a usuários com dificuldades de acessibilidade.

     

    4. Conclusão

    Conclui-se, portanto que aplicação Web Milha Campeã é de suma importância para o desenvolvimento do esporte no País. Acredita-se que com a implementação desta plataforma os atletas de todas as modalidades de esporte do Brasil serão beneficiados e poderão competir nos vários eventos do Brasil. Isso vai fortalecer o esporte no País e melhorar a qualidade técnica dos nossos atletas.


     

    5. Referências Bibliográfica

     

    - BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Tradução Guilherme Cezarino. Belo

    Horizonte: Ed. UFMG, 1999, 519 p.

    - ONLINE, Jtr: Programa Milha Campeã chega à fase de solicitações. Disponível em: < http://jtronline.com.br/arquivos/3014 >. Acesso em: 08 jul. 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Fast5, Milha, Doar, Fábrica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Aplicação WEB
Voltar Download

 I Simpósio de Tecnologia e Informação (STI) é o evento acadêmico realizado anualmente pelo Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizado no período de 24 e 25 de agosto de 2018 na sede da Instituição. O objetivo do evento é promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas, comerciantes e comunidade em geral.

Em suas edições anteriores, o então denominado Ciclo de Palestras do CTF surgiu com a modesta intenção de motivar os estudantes do ensino técnico de Informática da própria instituição através de uma abordagem mais prática (por meio de minicursos e oficinas) e através do inestimável compartilhamento de experiências que as palestras de profissionais de área proporcionaram.

Com o sucesso das duas edições anteriores do Ciclo de Palestras, o evento cresceu e sentiu-se a necessidade de expandir seus objetivos agregando a apresentação de trabalhos científicos, mesa redonda e mostra de softwares sobre diversos temas. Nesse cenário nasceu o Simpósio de Tecnologia e Informação do CTF. Para alcançar esses novos objetivos, estão sendo realizadas parcerias com profissionais e docentes de instituições privadas e públicas (estaduais e federais) de ensino, empresas e representantes do comércio local. 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Wilamis Kleiton Nunes da Silva - UFPI


REALIZAÇÃO
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI
 

PARCEIROS
ARTmais
ENUCOMPI 2018
NO CHINA
Otimize
 

APOIO
Sociedade Brasileira de Computação – SBC
Instituto Federal do Piauí – IFPI
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Laboratório de Leitura e Produção Textual - CTF/UFPI
Laboratório de Educação Matemática - CTF/UFPI

 

ORGANIZADORES DO EVENTO
Amon da Silva Ribeiro
Anneli Paule Cavalcanti Ramos
Daniel de Sousa Barbosa
Erivelton da Silva Rocha
Franklhes Santos Carvalho
Geiciane Ribeiro da Silva
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Marcos Aurélio de Almeida Santos
Maria Francinete Damasceno
Maria Thays Almeida de Sousa
Rivaldo Nascimento Alves
Samuel Dânton de Sousa Cipriano
Thais Angela Ferreira Rodrigues
Thiago Machado Rodrigues
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

ORGANIZADORES DOS ANAIS
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Erivelton da Silva Rocha
Francisco Eduardo Pires de Morais
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Maria Francinete Damasceno
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva

wilamisKleiton@yahoo.com.br 

wilamiskleiton@ufpi.edu.br