Marketing e mercado: Impacto de uma marca no comércio digital

  • Autor
  • Vinicius Gomes de Paula Rocha
  • Co-autores
  • Gilmarley Lima de Sousa , Raissa Ferreira Coutinho , Thiago Machado Rodrigues
  • Resumo
  •  

     

    RESUMO:

    Uma importante estratégia de marketing utilizada pelas mais diversas empresas, inclusive as de pequeno e médio porte, tem sido o marketing na plataforma digital. Ao pensar em publicidade e divulgação de produtos e/ou serviços na plataforma digital, os primeiros meios imaginados são as redes sociais e os sites. Por isso, a maioria das empresas têm aderido à essas formas de divulgação, redes sociais como Facebook e Instagram (as principais no que diz respeito ao marketing digital) têm ganhado muito com seus serviços de publicidade, consequentemente contribuindo para a consolidação de marcas e produtos no mercado, bem como o aumento de suas vendas.

    Além dessa nova plataforma de publicidade, algumas empresas vêm se tornado adeptas do chamado E-commerce, compreendido como o comércio eletrônico ou até mesmo comércio virtual, onde seus produtos são vendidos em uma loja virtual, muitas vezes com a ausência de uma própria loja física em si. Essa nova disposição de mercado tem relação direta com a mudança da sociedade, que (além de se desenvolver muito) cada vez mais se informatiza, digitaliza e virtualiza, muitas vezes em detrimento do contato físico.

    As marcas têm como objetivo manter a autenticidade de um determinado produto oferecido por uma pessoa física ou organização, além disso aperfeiçoar os métodos de divulgação nos mais diversos meios de comunicação, como: outdoor, cartazes, anúncios, panfletos, etc. Dessa forma ela fideliza os clientes pois ao verem a marca já conhecem os tipos de serviços e produtos oferecidos pela mesma. Segundo INPI (2013, p.6) “as marcas são importantes para a comercialização e a base para a fixação da imagem e reputação de uma linha de produtos e serviços no mercado”.

     

  • Palavras-chave
  • marketing, informação, planejamento
  • Área Temática
  • Gestão de Tecnologia da Informação
Voltar Download

 I Simpósio de Tecnologia e Informação (STI) é o evento acadêmico realizado anualmente pelo Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizado no período de 24 e 25 de agosto de 2018 na sede da Instituição. O objetivo do evento é promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas, comerciantes e comunidade em geral.

Em suas edições anteriores, o então denominado Ciclo de Palestras do CTF surgiu com a modesta intenção de motivar os estudantes do ensino técnico de Informática da própria instituição através de uma abordagem mais prática (por meio de minicursos e oficinas) e através do inestimável compartilhamento de experiências que as palestras de profissionais de área proporcionaram.

Com o sucesso das duas edições anteriores do Ciclo de Palestras, o evento cresceu e sentiu-se a necessidade de expandir seus objetivos agregando a apresentação de trabalhos científicos, mesa redonda e mostra de softwares sobre diversos temas. Nesse cenário nasceu o Simpósio de Tecnologia e Informação do CTF. Para alcançar esses novos objetivos, estão sendo realizadas parcerias com profissionais e docentes de instituições privadas e públicas (estaduais e federais) de ensino, empresas e representantes do comércio local. 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Wilamis Kleiton Nunes da Silva - UFPI


REALIZAÇÃO
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI
 

PARCEIROS
ARTmais
ENUCOMPI 2018
NO CHINA
Otimize
 

APOIO
Sociedade Brasileira de Computação – SBC
Instituto Federal do Piauí – IFPI
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Laboratório de Leitura e Produção Textual - CTF/UFPI
Laboratório de Educação Matemática - CTF/UFPI

 

ORGANIZADORES DO EVENTO
Amon da Silva Ribeiro
Anneli Paule Cavalcanti Ramos
Daniel de Sousa Barbosa
Erivelton da Silva Rocha
Franklhes Santos Carvalho
Geiciane Ribeiro da Silva
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Marcos Aurélio de Almeida Santos
Maria Francinete Damasceno
Maria Thays Almeida de Sousa
Rivaldo Nascimento Alves
Samuel Dânton de Sousa Cipriano
Thais Angela Ferreira Rodrigues
Thiago Machado Rodrigues
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

ORGANIZADORES DOS ANAIS
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Erivelton da Silva Rocha
Francisco Eduardo Pires de Morais
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Maria Francinete Damasceno
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva

wilamisKleiton@yahoo.com.br 

wilamiskleiton@ufpi.edu.br