Introdução: No ano de 1990, a pedido do Ministério da Justiça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deixa de ser o órgão responsável pela coleta e anúncios dos dados de incêndios, que existiam a nível nacional. O fator principal da interrupção, foi a inconsistência dos dados coletados, porém, desde o ano de 1986 o IBGE já apontava as dificuldades na obtenção das informações e a falta de registros completos para análise (Seito et al, 2008). Desta forma, o projeto de norma NBR 14023, instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, tendo como objetivo principal os registros de atividades do corpo de bombeiro, afim de obter informações uniformes, visando aprimorar as técnicas de combate e prevenção contra incêndio por meio de um estudo mais coeso e aprimorado, dos casos reais de incêndios. Desde então, todas as unidades de corpo de bombeiros seguem o mesmo padrão de coleta de dados, no entanto várias corporações ainda não utilizam um sistema computacional, provocando assim uma grande perda de informações, onde pode-se destacar a Companhia Destacada (CIA) de Floriano – PI do Corpo de Bombeiro do Estado do Piauí (CBMPI), pois uma das grandes dificuldades encontradas na corporação, foi a falta de um meio auxiliador para registrar e armazenar informações e dados das ocorrências e das atividades cotidianas dos militares da companhia. Como o uso das tecnologias da informação tem sido uma solução em diversos ambientes e espaços de trabalho, extrair dados estatísticos utilizando as aplicações em software iram agregar uma agilidade nesses procedimentos. Portanto, o objetivo desse trabalho é mostrar os resultados de uma implementação de um sistema computacional para auxiliar os agentes da CIA Destacada de Floriano no âmbito de suas respectivas atividades, agilizando o atendimento e melhorando a forma de registrar e analisar os dados sobre as ocorrências. Metodologia: O desenvolvimento desse projeto foi conduzido pelas seguintes etapas: a Análise do estudo de caso, realizada através de um questionário eletrônico para buscar conhecer a realidade de um corpo de bombeiro; a coleta de dados, feita através de uma visita técnica para obter os requisitos importantes dos registros de ocorrência; os Trabalhos relacionados, foi realizado um estudo, possibilitando encontrar algumas ferramentas que pudessem ajudar em algumas tarefas distintas, como os registros de ocorrências e serviços diários e o controle de vistorias contra incêndios; a Modelagem do sistema, em que as informações foram organizadas em diagramas, para que pudesse ser visualizada a melhor a estrutura e funcionalidades do sistema, e por último a implementação do sistema E-Mágius, uma plataforma desktop desenvolvida na linguagem Java com a interface IRerport para a emissão de relatórios da base de dados PostgreSQL. O java possui arquitetura neutra e portável, de forma que pudesse ser utilizada em diversos Sistemas operacionais, tem alta performance, normalmente podem ser executadas em qualquer plataforma que possua a Java Virtual Machine (JVM) instalada, independente da arquitetura do computador, e o PostgreSQL é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Objeto Relacional (SGBDOR) livre e código aberto. Resultados: O sistema contém cinco (05) menus, onde no modulo de cadastro, é possível cadastrar os bombeiros que compõem a CIA, os tipos de ocorrência, as viaturas, os bairros e os usuários do sistema, onde na janela de cadastro referente aos bombeiros, apenas o comandante da companhia poderá ter essa permissão de efetuar essa função, no segundo modulo encontra-se o a janela de plantões, contendo as opções de iniciar, finalizar, validar e alterar plantões, seguido pelo o modulo de atendimento onde os agentes podem registrar todos as chamadas de ocorrência, inserindo dados dos atendimentos, com a opção adicional de imprimir as informações inseridas, prosseguindo a ordem, tem-se o modulo de ocorrência, onde após retornarem dos atendimentos, os bombeiros podem registrar detalhadamente o que ocorreu de fato nas ocorrências e por último o modulo que encontra-se os relatórios de bombeiros, viaturas, plantões das guarnições diárias e estatísticos referente as ocorrências, dessa forma, a corporação poderá dispor de uma base de dados mais detalhada e organizada, logo as informações serão mais apuradas e seguras, que é de grande importância para as tomadas de decisões da companhia. Conclusão: Os efeitos dessa aplicação são visualizados à medida que a ferramenta dispõe aos agentes militares, um melhor controle das ocorrências diárias, podendo assim, fazer uma análise e projetar estratégias operacionais, uma vez que havia um mau gerenciamento dos registros de ocorrências, destacando a falta de uma ferramenta que auxiliassem os agentes da instituição, gerando problemas como: perda de registros e muito tempo gasto nas tarefas burocráticas.
I Simpósio de Tecnologia e Informação (STI) é o evento acadêmico realizado anualmente pelo Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizado no período de 24 e 25 de agosto de 2018 na sede da Instituição. O objetivo do evento é promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas, comerciantes e comunidade em geral.
Em suas edições anteriores, o então denominado Ciclo de Palestras do CTF surgiu com a modesta intenção de motivar os estudantes do ensino técnico de Informática da própria instituição através de uma abordagem mais prática (por meio de minicursos e oficinas) e através do inestimável compartilhamento de experiências que as palestras de profissionais de área proporcionaram.
Com o sucesso das duas edições anteriores do Ciclo de Palestras, o evento cresceu e sentiu-se a necessidade de expandir seus objetivos agregando a apresentação de trabalhos científicos, mesa redonda e mostra de softwares sobre diversos temas. Nesse cenário nasceu o Simpósio de Tecnologia e Informação do CTF. Para alcançar esses novos objetivos, estão sendo realizadas parcerias com profissionais e docentes de instituições privadas e públicas (estaduais e federais) de ensino, empresas e representantes do comércio local.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Wilamis Kleiton Nunes da Silva - UFPI
REALIZAÇÃO
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI
PARCEIROS
ARTmais
ENUCOMPI 2018
NO CHINA
Otimize
APOIO
Sociedade Brasileira de Computação – SBC
Instituto Federal do Piauí – IFPI
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Laboratório de Leitura e Produção Textual - CTF/UFPI
Laboratório de Educação Matemática - CTF/UFPI
ORGANIZADORES DO EVENTO
Amon da Silva Ribeiro
Anneli Paule Cavalcanti Ramos
Daniel de Sousa Barbosa
Erivelton da Silva Rocha
Franklhes Santos Carvalho
Geiciane Ribeiro da Silva
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Marcos Aurélio de Almeida Santos
Maria Francinete Damasceno
Maria Thays Almeida de Sousa
Rivaldo Nascimento Alves
Samuel Dânton de Sousa Cipriano
Thais Angela Ferreira Rodrigues
Thiago Machado Rodrigues
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
ORGANIZADORES DOS ANAIS
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
COMISSÃO CIENTÍFICA
Erivelton da Silva Rocha
Francisco Eduardo Pires de Morais
Geraldo Abrantes Sarmento Neto
Júlio César da Silva Soares
Maria Francinete Damasceno
Rafael Castro de Souza
Wilamis Kleiton Nunes da Silva
wilamisKleiton@yahoo.com.br
wilamiskleiton@ufpi.edu.br