Conhecer o perfil de consumidores de mel é fundamental para ampliar o consumo desse produto. Diante do exposto, este trabalho visa caracterizar o perfil de consumidores de mel de abelhas no município de Toledo – PR, em relação ao consumo de produtos, preferências, locais de compra, opiniões e conhecimento. Para isto, foi aplicado um questionário semiestruturado aplicado no mês de julho de 2021. Dentre os entrevistados a maioria era composto por maioria mulheres, com faixa etária maior de 31 anos e com ensino superior completo. No total, a frequência do mel é moderadamente frequente (37,39%) e pouco frequente (36,52%), sendo o mel comprado diretamente do produtor (42,88%). É consenso entre os mesmo que o mel é um produto de fins medicinais e nutricionais (42,86%) e entre os produtos apícola, além do mel, há conhecimento do propólis, pólen, geleia real e cera; e em menor quantidade a apitoxina. Concluímos que estratégias promocionais voltadas ao incremento regional na venda de mel devem valorizá-lo como um item saudável, bem como investir na qualidade da informação ao consumidor.
Comissão Organizadora
PET Zootecnia UFRPE
Comissão Científica