Introdução: A saúde pública promove o bem-estar coletivo por meio de ações preventivas, educativas e assistenciais que atendem às necessidades da população. A educação em saúde, nesse contexto, desempenha um papel essencial, ao capacitar a comunidade para reconhecer e responder adequadamente a situações de risco. Por meio de estratégias educativas, as pessoas aprendem a prevenir problemas de saúde e a agir de forma consciente diante de emergências. Dessa forma, a educação em saúde fortalece a prevenção e o cuidado, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e seguras. Objetivo: Analisar a importância das ações de saúde pública direcionadas à educação comunitária em urgência e emergência, com ênfase na capacitação em primeiros socorros. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) dos últimos cinco anos, incluindo estudos completos, desenvolvidos no Brasil, em português, nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Foram utilizados os descritores “Saúde Pública”, “Educação em Saúde” e “Primeiros Socorros”, com seleção a partir da leitura de títulos e resumos, resultando em três estudos relevantes. Resultados: O estudo que avaliou a eficácia de uma intervenção educativa em primeiros socorros (PS) com estudantes de uma escola pública revelou resultados positivos na maioria dos tópicos abordados. Antes da intervenção, os participantes apresentaram conhecimento limitado sobre parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Contudo, os resultados do pós-teste indicaram uma melhora significativa após a educação. Outro estudo, também conduzido com estudantes utilizando pré e pós-testes, mostrou que oficinas educativas aumentaram de forma significativa o conhecimento sobre as condutas em primeiros socorros. Entre os principais avanços identificados estavam o manejo adequado em situações de convulsões, desmaios, hemorragias, intoxicações e PCR. Esses achados destacam a importância de promover educação permanente em PS para a população leiga, especialmente crianças e adolescentes em idade escolar. Além disso, um estudo com professores da educação básica, após a participação em um curso online sobre PS, abriu espaço para reflexões sobre a segurança no ambiente escolar. O curso proporcionou conhecimentos sobre as principais condutas de primeiros socorros, destacando a necessidade de que os docentes tenham clareza sobre como agir em casos de urgência e emergência envolvendo alunos. A escassez de cursos específicos voltados a esse público foi apontada como um fator que pode contribuir para a falta de preparo na área. Conclusão: As ações de educação em saúde demonstraram-se importantes e eficazes para capacitar a população a reconhecer situações de risco e adotar medidas preventivas para evitar desfechos negativos. No entanto, identificou-se a necessidade de ampliar a oferta de capacitações para a comunidade, reforçando a preparação para lidar com situações de urgência e emergência.
Anais do PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL E SUAS TERAPÊUTICAS Terap
Registrado no ISBN 978-65-982433-1-9
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