Os avanços tecnológicos invadiram o mercado de trabalho com grandes transformações, e atualmente este é um espaço que tem investido em tecnologia inclusive em seus procedimentos internos. Diante disso, a presente pesquisa busca explorar uma plataforma específica de mercado no Brasil que utiliza Inteligência Artificial em sua condução dos processos seletivos: a Gupy. Esta plataforma vem com o propósito de otimizar os processos das áreas de recursos humanos e recrutamento e seleção. No entanto, toda inovação está diante de usuários que podem viver boas ou más experiências. A presente pesquisa busca avaliar especificamente a experiência negativa dos usuários. A proposta é compreender o impacto social que esta nova tecnologia vem causando. Esta pesquisa é resultado da disciplina de UX Research, ministrada no sexto período enquanto disciplina optativa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, em 2023, que resultou na publicação de um artigo científico. O objetivo principal é investigar especificamente a experiência negativa dos usuários que utilizam a plataforma quando participam de algum processo seletivo, levando em consideração aspectos como demora do feedback, existência de extensivas etapas ou outros motivos que comprometem a experiência do usuário. Além disso, o estudo busca avaliar o impacto da IA. A pesquisa busca trazer uma inovação temática de um tema ainda pouco explorado no campo científico. A pesquisa utilizou a Netnografia como método principal, uma abordagem etnográfica adaptada ao estudo de comunidades online. A análise foi realizada com base em interações dos usuários na rede social LinkedIn, que é um ambiente propício para discussão de experiências profissionais. A Análise de Conteúdo foi a metodologia utilizada para interpretar as postagens, comentários e relatos de candidatos sobre suas experiências com a plataforma Gupy. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a plataforma Gupy ofereça grandes funcionalidades, ela também apresenta diversos problemas que afetam a experiência dos usuários. A principal categoria identificada nos relatos dos participantes foi a desconfiança em relação ao sistema automatizado, especialmente quando a demora nos retornos e a falta de feedback claro. A pesquisa conclui que a Gupy é uma plataforma promissora, mas que ainda apresenta falhas em sua condução no mercado.
ISSN: 2965-4130
Comissão Organizadora
Victor Barros
Francisco Carlos Paletta
Comissão Científica
Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III
Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid
Victor Barros, Universidade do Minho