A transformação digital tem impulsionado novas práticas de divulgação científica, especialmente em mídias sociais como o YouTube. Este trabalho apresenta a Plataforma Social4Science como uma solução tecnológica para coleta, análise e interpretação de interações entre vídeos e publicações científicas. A partir da integração de APIs públicas e do desenvolvimento de técnicas de análise bibliométrica e social, a plataforma permite examinar padrões de disseminação do conhecimento e compreender a recepção social de resultados científicos. O estudo evidencia a predominância de artigos das áreas de Ciências Médicas e Biológicas nas menções em vídeos, ressaltando a importância das mídias digitais na popularização da ciência. Os resultados mostram o potencial da Social4Science para apoiar estratégias de comunicação científica baseadas em dados, fortalecendo a relação entre produção acadêmica e sociedade.
ISSN: 2965-4130
Comissão Organizadora
Victor Barros
Francisco Carlos Paletta
Comissão Científica
Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III
Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid
Victor Barros, Universidade do Minho