Estudos a respeito da agressividade e preconceito no Universo Gamer: Um Estudo de Jogadores de Jogos Eletrônicos

  • Autor
  • Rodrigo Queiroz de Aguiar
  • Resumo
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    RESUMO: O presente trabalho consiste em apresentar uma parte integrante da pesquisa em andamento de mestrado sobre a temática envolvendo agressividade e preconceito como as bases da toxicidade nos jogos eletrônicos. Além disso, busca-se encontrar suas raízes na agressividade destrutiva (Fromm, 1975) e no preconceito (Adorno, 2019) que são encorajadas por uma sociedade marcada historicamente pelo colonialismo, pela exploração capitalista e pelas ideologias difundidas nos meios de comunicação e nos conteúdos da cultura digital. A pesquisa de cunho exploratório, com método qualitativo com base em uma entrevista em profundidade com roteiro alicerçado com questões fundamentadas em extrair opiniões de suas experiências, interação comunicativa e valores de jogadores e jogadoras de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa, em especial Counter-Strike 2 (Valve Corporations, 2023). Assim, partimos do seguinte problema de pesquisa: Qual é o papel da ideologia presente nos jogos eletrônicos na formação da toxicidade entre jogadores? De que maneira o processo de formação do sujeito/jogador influencia seus comportamentos tóxicos em ambientes virtuais? Em que medida a agressividade destrutiva e o preconceito compõem as manifestações de toxicidade entre jogadores? Dessa maneira, diante do contexto histórico de ascensão do conservadorismo político e econômico em diversas partes do mundo, em especial a realidade brasileira recente, o estudo fundamentado na personalidade autoritária é basilar para identificar essas características e estruturas que se manifestam na personalidade dos jogadores como comportamentos antidemocráticos e atitudes e opiniões que rejeitam a inclusão e a diversidade. Em síntese, os jogos eletrônicos de “tiro em primeira pessoa” são representados por seu teor ideológico e como ferramenta política da indústria cultural, formadora de opiniões, atitudes e valores autoritários.

  • Palavras-chave
  • Agressividade, Indústria Cultural, Jogos Eletrônicos, Preconceito; Toxicidade.
  • Área Temática
  • Humanidades Digitais e Cultura Computacional
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ISSN: 2965-4130

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