AS LEIS DE RANGANATHAN E O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4: Bibliotecas como Agentes de Educação Inclusiva e de Qualidade

  • Autor
  • Jucyara da Silva Rodrigues
  • Resumo
  •  

    As bibliotecas exercem um papel estratégico na promoção do acesso à informação e na consolidação de uma educação de qualidade. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fundamentos das Leis da Biblioteconomia de S. R. Ranganathan e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico e exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Foram consultadas obras clássicas da Biblioteconomia, publicações científicas recentes e documentos oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de identificar convergências entre os princípios biblioteconômicos e as metas educacionais da Agenda 2030. Os resultados evidenciam que as cinco leis de Ranganathan: centradas no acesso ao livro, na personalização dos serviços, na organização eficaz da informação, na economia do tempo do usuário e no crescimento dinâmico das bibliotecas, oferecem bases sólidas para a atuação das bibliotecas como agentes educacionais. Tais fundamentos estão diretamente alinhados às metas do ODS 4, especialmente no que se refere ao acesso equitativo à informação, à inclusão digital, à mediação da aprendizagem e ao incentivo à leitura e à formação crítica. Observou-se também que a atualização constante das práticas bibliotecárias e o reconhecimento das bibliotecas como espaços pedagógicos são essenciais para fortalecer seu papel social. Conclui-se que a integração entre as leis de Ranganathan e os princípios do ODS 4 contribui para a ressignificação das bibliotecas como ambientes de transformação social e desenvolvimento sustentável. Recomenda-se, portanto, a inserção efetiva das bibliotecas nas políticas públicas de educação e a valorização de sua atuação pedagógica e informacional. Este estudo amplia a compreensão sobre o papel das bibliotecas no cenário contemporâneo, reforçando sua importância na construção de uma sociedade mais justa, informada e comprometida com o desenvolvimento educacional.

     

  • Palavras-chave
  • : Bibliotecas, Leis de Ranganathan, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), Educação de qualidade, Inclusão informacional, Mediação da informação.
  • Área Temática
  • Agenda 2030 (ODS) TI e IoT
Voltar Download

ISSN: 2965-4130

  • Humanidades Digitais e Cultura Computacional
  • Transformação Digital e Sociedade
  • Inclusão digital, acessibilidade e cidadania
  • Impactos sociais, culturais e econômicos da digitalização
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Governança de TI e Segurança da Informação
  • Gestão de Projetos em Ambientes Digitais
  • Ética da Informação e Responsabilidade Algorítmica
  • Curadoria Digital, Arquivística e Preservação Digital
  • Internet das Coisas (IoT), Cidades Inteligentes e Sustentáveis
  • Agenda 2030 (ODS) TI e IoT
  • Web Semântica, Linked Data e Recuperação da Informação
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
  • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
  • Recursos Computacionais em Unidades de Informação
  • Formação e Atuação Profissional na Era Digital

Comissão Organizadora

Victor Barros
Francisco Carlos Paletta

Comissão Científica

Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid

Victor Barros, Universidade do Minho