O projeto entrre livros e algoritmos tem como objetivo principal promover uma experiência comparativa entre dois métodos de pesquisa: o uso da inteligência artificial (IA) e a consulta ao acervo bibliográfico da biblioteca escolar. A proposta busca estimular o pensamento crítico dos estudantes ao explorar as vantagens, limitações e diferentes abordagens desses dois caminhos para o acesso ao conhecimento.Durante a atividade, os alunos foram divididos em dois grupos. Um grupo realizou suas pesquisas utilizando ferramentas de inteligência artificial, enquanto o outro grupo utilizou exclusivamente os livros e materiais disponíveis no acervo da biblioteca. Ao final do processo, os grupos apresentaram os resultados encontrados, refletindo sobre as estratégias utilizadas, as dificuldades enfrentadas, a confiabilidade das fontes e o nível de aprofundamento alcançado em cada abordagem.Além de incentivar o uso consciente da tecnologia, o projeto valoriza a biblioteca como espaço de construção do saber, destacando a importância da leitura, da curadoria da informação e do contato direto com fontes confiáveis. A proposta também contribui para o desenvolvimento de habilidades como a investigação, a comunicação oral, a colaboração em grupo e a autonomia intelectual.Com isso, espera-se ampliar a visão dos estudantes sobre as possibilidades de pesquisa, reforçando que tanto a tecnologia quanto os acervos físicos podem ser complementares quando utilizados de forma ética e crítica. A atividade propõe, portanto, uma reflexão atual e necessária sobre o modo como buscamos, selecionamos e utilizamos a informação no cotidiano escolar e na vida.
ISSN: 2965-4130
Comissão Organizadora
Victor Barros
Francisco Carlos Paletta
Comissão Científica
Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III
Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid
Victor Barros, Universidade do Minho