ESTUDOS DE USUÁRIOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO MUSEAL: AS CATRACAS INVISÍVEIS DO PÚBLICO INVISIBILIZADO

  • Autor
  • Frederico Cesar Mafra Pereira
  • Co-autores
  • Elisângela Cristina Aganette , Larissa Fernandes Dutra
  • Resumo
  • Este artigo aborda a problemática do acesso e engajamento do público "invisibilizado" em museus, instituições que, apesar de sua função social, ainda perpetuam barreiras que excluem grande parte da população. O estudo se propõe a identificar as "catracas invisíveis" que impedem a plena participação desse público no sistema de informação museal, articulando o museu como objeto analítico, o indivíduo invisibilizado como amostra e os estudos de usuários da Ciência da Informação para avaliar seu comportamento informacional. A metodologia utilizada foi híbrida, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, com questionários a usuários considerados "invisibilizados" e entrevistas com especialistas e gestores de museus. Os principais resultados revelam que as "catracas invisíveis" podem ser categorizadas em dois grupos, (i) "sociais e pessoais", incluindo disparidades socioeconômicas, exclusão histórica e racial, falta de tempo e dificuldade de acesso e um forte sentimento de não pertencimento, e (ii) "institucionais", englobando a linguagem complexa e o uso excessivo de jargões, informações resumidas e superficiais que geram dúvidas, falta de divulgação da programação, baixa acessibilidade para pessoas com deficiência, temáticas e discursos eurocêntricos e pouco representativos da diversidade brasileira, escassez de guias e mediadores, ausência de pesquisas de público e não público, e restrições orçamentárias que limitam o investimento em infraestrutura e pessoal. Em conclusão, o estudo reitera que, apesar do desejo de aprender, o público invisibilizado encontra nos museus um ambiente que não dialoga com suas necessidades informacionais, perpetuando um ciclo de afastamento. Para superar esse cenário, é crucial que os museus adotem estratégias de adequação informacional, implicando na diversificação e atualização da linguagem, ampliação e personalização dos recursos informacionais, estratégias de divulgação abrangentes, sensibilização e capacitação profissional, e a promoção da documentação participativa, tornando o conhecimento especializado acessível a todos, e transformando os museus em verdadeiros instrumentos de inclusão e transformação social.

  • Palavras-chave
  • Estudos de Usuários, Sistema de Informação Museal, Público Invisibilizado, Acessibilidade Informacional, Catracas Invisíveis
  • Área Temática
  • Inclusão digital, acessibilidade e cidadania
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ISSN: 2965-4130

  • Humanidades Digitais e Cultura Computacional
  • Transformação Digital e Sociedade
  • Inclusão digital, acessibilidade e cidadania
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