A Transformação Digital (TD) é um processo fundamental para as empresas no cenário contemporâneo de rápidas mudanças tecnológicas e organizacionais, buscando aprimorar o desempenho indo além da simples adoção de ferramentas digitais, mas também abrangendo estratégias para manter a competitividade, desenvolver uma cultura organizacional ágil, promover a colaboração, investir em capacitação e priorizar a experiência do cliente. Este estudo objetivou identificar e analisar os desafios e oportunidades da implantação da TD em organizações brasileiras. A pesquisa, descritiva e quantitativa, envolveu 120 pequenas empresas de Belo Horizonte (MG) que estão vivenciando a TD. A coleta de dados foi realizada via questionário estruturado, composto por 86 assertivas distribuídas em 10 domínios da TD, avaliadas em uma escala Likert de 7 pontos. Nesse modelo, clientes e proposta de valor são o foco central; dados, inovação e processos ágeis são domínios intermediários, e competências, cultura organizacional, agilidade organizacional, cooperação e liderança são domínios de suporte. Os resultados revelaram que as pequenas empresas entrevistadas apresentam um nível intermediário de estratégias voltadas à TD, com média de 4,06. Houve equilíbrio entre os resultados das 10 dimensões, com "Dados" obtendo a maior média (4,64) e "Agilidade Organizacional" a menor (3,56). "Dados" e "Proposta de Valor" apresentaram as melhores médias, destacando-se a conformidade com a legislação de proteção de dados (média 5,42) e a validação da proposta de valor pelo cliente (média 4,83). "Agilidade Organizacional" e "Cultura Organizacional" tiveram as menores médias, com destaque para a dificuldade em contratar startups rapidamente (média 3,08) e a ausência de uma forte cultura de negócios digitais com tolerância a riscos (média 3,25). O trabalho contribui ao ampliar o campo de estudos da TD, consolidando a aplicação do modelo teórico analítico utilizado. Gerencialmente, oferece oportunidades para desenvolver ações e projetos de TD que visam melhorar a competitividade das EPP mineiras. Para futuras pesquisas, sugere-se a validação do modelo com um maior número de unidades de análise, e sua replicação em outros perfis e portes de empresas para estudos comparativos, fomentando a temática por novas investigações que estimulem o conhecimento e promovam aplicações práticas para o desenvolvimento das organizações em geral.
ISSN: 2965-4130
Comissão Organizadora
Victor Barros
Francisco Carlos Paletta
Comissão Científica
Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III
Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid
Victor Barros, Universidade do Minho