Este artigo parte da contextualização teórica e histórica da curadoria digital para detalhar o Modelo de Ciclo de Vida de Curadoria do Digital Curation Centre (DCC). O objetivo é analisar as etapas do modelo DCC — da conceituação e criação de objetos digitais, passando pela avaliação, ingestão, preservação, armazenamento, acesso, reuso e transformação —, bem como suas ações contínuas, que conferem flexibilidade e adaptabilidade ao processo curatorial. A metodologia fundamenta-se em revisão teórica crítica da literatura nacional e internacional, associada à análise documental dos principais manuais e diretrizes do DCC, articulando discussões conceituais aplicadas ao contexto de acervos digitais. A análise contempla a relação entre curadoria digital e Humanidades Digitais, enfatizando como práticas curatoriais contribuem para a preservação, autenticidade, documentação e promoção do reuso de grandes volumes de objetos culturais digitais. Discute-se ainda o papel estratégico da curadoria digital no contexto do Linked Data, destacando sua importância para qualificação, interoperabilidade e integração de acervos em redes globais de conhecimento. São explorados os desafios contemporâneos da curadoria digital, entre eles a escalabilidade dos acervos, a obsolescência tecnológica, as demandas de privacidade, a sustentabilidade econômica e a padronização de processos, assim como o engajamento comunitário na gestão dos acervos. No horizonte das tendências emergentes, destacam-se a automação de processos, a adoção de princípios FAIR, o uso de linked data e o desenvolvimento de estratégias institucionais para viabilização econômica e fortalecimento da governança. Os resultados evidenciam que estratégias como planejamento cíclico, capacitação permanente, adoção de padrões abertos e participação colaborativa são essenciais para a superação dos desafios do campo. Conclui-se que a curadoria digital, ancorada em modelos robustos como o DCC, constitui-se como hub central, articulando pessoas, tecnologias e informação, e promovendo impacto social, científico e cultural dos acervos digitais frente às demandas do século XXI.
ISSN: 2965-4130
Comissão Organizadora
Victor Barros
Francisco Carlos Paletta
Comissão Científica
Armando Malheiro da Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Audilio Gonzales Aguilar, Université Paul-Valéry Montpellier III
Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo
José Antonio Moreiro, Universidade Carlos III de Madrid
Victor Barros, Universidade do Minho