CULTURA INTERINSTITUCIONAL DE LA INFORMACIÓN EN LA RED UNIVERSITARIA POR LA PERMANENCIA ESTUDIANTIL Y LA GRADUACIÓN OPORTUNA. UNA HERRAMIENTA PARA MITIGAR EL ABANDONO ESCOLAR

  • Author
  • Sandra Patricia Barragán Moreno
  • Abstract
  •  

    El Ministerio de Educación Nacional de Colombia (MEN) recomendó el trabajo en torno a ocho componentes y 37 herramientas bajo la figura simbólica de una caja de herramientas para mitigar el abandono escolar en la educación superior. Entre estas componentes se encuentra la cultura de la información aludiendo al uso eficiente de la información para toma de decisiones operativas, tácticas y estratégicas; también se encuentra como componente el trabajo colaborativo entre Instituciones de Educación Superior (IES) con fines de transferir conocimiento, construir y consolidar redes de conocimiento y benchmarking para el aprendizaje interinstitucional. Es en este ámbito que la Red Universitaria por la Permanencia Estudiantil y la Graduación Oportuna (Ruppego) ha fundamentado parte de su quehacer ya que su propósito general, desde su creación en 2016, es articular diferentes estrategias, acciones, programas, investigaciones y trabajos para fortalecer la permanencia estudiantil y promover la graduación oportuna. En concordancia con el propósito de Ruppego, el objetivo de este trabajo es visualizar la construcción colectiva de documentación en torno a la permanencia y la graduación oportuna que ha hecho Ruppego favoreciendo la cultura interinstitucional de la información con base en el trabajo colaborativo entre IES. Implementando una metodología mixta de tipo documental y descriptivo se detallan los proyectos editoriales que ha emprendido Ruppego consignado aprendizajes, buenas prácticas, benchmarking y recomendaciones, consolidados por integrantes de la red provenientes de distintas instituciones. Es de anotar que, Ruppego reúne a 36 IES colombianas y una mexicana. Como resultados se presentan los proyectos editoriales, las publicaciones y sus estadísticas de uso. Finalmente, en las conclusiones se destaca la relevancia de la memoria institucional e interinstitucional mediante productos robustos que recopilen diferentes miradas teóricas, experienciales y de aplicación que obren en beneficio de los estudiantes de nivel superior y de los profesionales que los apoyan en las IES para mitigar el abandono, promover la permanencia y la graduación oportuna.

     

  • Keywords
  • Abandono Escolar, Información Educacional, Publicación Educacional, Red de Conocimiento Institucional
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee