Da Educação Básica à Educação Superior: os desafios do acesso e permanência dos Alunos da Rede Pública de Ensino na Educação Superior.

  • Author
  • Celismar da Rocha Cavalcante
  • Abstract
  •  

    Resumo: O presente trabalho teve como proposta a investigação dos fatores que condicionam e desafiam o acesso dos alunos da Rede Pública de Ensino à Educação Superior e das questões relacionadas à permanência estudantil. No Brasil, dos concluentes do Ensino Médio, apenas um terço da rede pública ingressa na Graduação em contrapartida os da rede privada quase 80% tem o acesso. Com o interesse em compreender a polarização quanto à esses índices, o trabalho buscou elencar os desafios encontrados pelos alunos da rede pública de ensino para ingressar na Universidade e compreender as possibilidades de democratização educacional através do acesso e permanência desse público na graduação, de modo a oferecer aos estudantes condições para inclusão social, visto que a qualificação acadêmica possibilita melhores oportunidades em relação a formação, tanto no campo educacional quanto no campo profissional. No Brasil e no Mundo, muitos são os estudiosos que se dedicam ao tema, como Brito (2020); Calimann (2019); Kohls-Santos (2020), Saviani (2016); com base nesses autores e outros teóricos da Educação, o fenômeno do acesso e da permanência estudantil foi investigado. O trabalho recebeu o seguinte título: “Da Educação básica à Educação Superior: os desafios do acesso e permanência dos alunos da Rede Pública de Ensino Brasileira na Graduação”. Nesse intuito pode-se elaborar o seguinte problema para a pesquisa: Quais os desafios encontrados pelos alunos da rede pública de ensino brasileira para acesso e permanência na educação superior? A fim de: Compreender o papel do Estado para a garantia do acesso a educação nos diferentes níveis de ensino; Identificar o papel da escola na promoção da educação social; Possibilitar a identificação dos desafios impostos aos alunos para inclusão educacional no nível superior. Para isso foi realizada uma análise fatorial múltipla, com abordagem analítica-crítica, de enfoque qualitativo, em que através de pesquisas bibliográficas e investigação de artigos, teses, dissertações foi possível fazer o levantamento de dados sobre o acesso e permanência estudantil à educação superior nos últimos anos, em que pode se chegar a seguinte conclusão: o número de ingresantes oriundos da rede pública de ensino brasileira apresenta um percentual muito abaixo da média, e que muitos são os desafíos para o ingresso e permanência desse público na Graduação, que vão desde o despreparo na educação básica até a possibilidade de conciliação de trabalho e estudo, além da capacidade de acompanhar o curso devido a falta de conhecimento, baixa autoestima e outros fatores, pode-se observar também a necessidade urgente de formulação de estratégias que viabilizem o acesso e diminuam os índices de evasão. Espera-se como resultado desse trabalho, que ele possa contribuir para que os indicadores aquí apresentados sobre os desafios de acesso e permanência à Educação Superior, sejam reconhecidos e contemplados com ações e formulação de políticas públicas, que amenizem o fenômeno da exclusão dos alunos na Graduação. E mais do que isso, para que esse público receba preparação adequada para atuação ativa e eficaz na sociedade em que vive, de modo que haja a redução da evasão e as taxas de retenção sejam promovidas.

     

  • Keywords
  • Acesso, Escola Pública, Educação Superior, Permanência
  • Modality
  • Pôster
  • Subject Area
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee