O presente trabalho refere-se à construção de uma revisão sistemática sobre as estratégias autoprejudiciais de aprendizagem, tendo como objetivo apresentar o tema como um fator associado à permanência ou abandono de estudantes no ensino superior. De acordo com os passos exigidos na elaboração de uma revisão sistemática, foi definida a pergunta da pesquisa como o que são estratégias autoprejudiciais da aprendizagem e como elas podem interferir na relação dos estudantes com o ensino superior. Dessa maneira, foi realizada uma busca integrada nas bases de dados Directory of Open Access Journals, SciELO, BASE e Complementary Index utilizando a palavra-chave “estratégias autoprejudiciais” para mapear o que está sendo dito nas pesquisas brasileiras da área. As estratégias autoprejudiciais são adotadas pelos estudantes quando eles se deparam com um obstáculo no processo de aprendizagem e não conseguem mobilizar recursos no sentido de superá-lo, apresentando desculpas para justificar antecipadamente o possível insucesso e criando outros empecilhos (BERGLAS & JONES, 1978; HIGGINS, 1990; MIRANDA et al., 2017; MENA, 2019). Como os obstáculos podem interferir no desempenho, o indivíduo tende a culpá-los caso tenha um desempenho insatisfatório, eliminando assim a responsabilidade individual sobre o resultado obtido. Do mesmo modo que, se o desempenho for satisfatório ele tende a internalizá-lo, reforçando que obteve sucesso apesar das circunstâncias difíceis (GANDA, 2011; GANDA & BORUCHOVITCH, 2015). Essas estratégias se manifestam quando o aluno diz que não sabe nada, que não se preparou o suficiente ou que não estudou como deveria, e também quando procrastina, planeja mal o estudo ou estuda na véspera da prova. Sendo assim, as estratégias autoprejudiciais de aprendizagem podem estar relacionadas com a permanência ou abandono na universidade pois estão diretamente associadas ao desempenho do aluno e às emoções que ele experimenta no processo de aprendizagem. Dessa maneira, são imprescindíveis as pesquisas acadêmicas na área e também o retorno aos alunos do que são e quais são essas estratégias autoprejudiciais, para que eles saibam da existência delas e, assim, possam monitorá-las e tentar superá-las, na tentativa de tornar a experiência universitária mais proveitosa e sadia.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee