Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objeto a permanência dos estudantes de Ensino Superior da modalidade EaD. Este trabalho também está vinculado à linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica, que tratam sobre o estudo de políticas públicas educacionais, bem como ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) que tem por objetivo desenvolver e socializar o conhecimento sobre as tecnologias digitais, a internacionalização e a permanência estudantil e suas intersecções com a educação básica e superior. O objetivo da pesquisa realizada foi analisar os fatores que contribuem para a permanência dos estudantes do curso de Pedagogia na modalidade EaD de uma Instituição de Ensino Superior privada do Distrito Federal. Os objetivos específicos dessa pesquisa partiram da necessidade de contextualizar o crescimento da oferta de cursos na modalidade EaD no Brasil, logo após, buscamos identificar o perfil dos estudantes matriculados no último ano do curso e por fim, identificar quais os fatores contribuem para a permanência dos estudantes no curso de Pedagogia ofertado na modalidade EaD. Atrelado à discussão das políticas públicas educacionais e à ampliação da oferta de cursos na modalidade EaD, vivemos em uma sociedade na qual as mudanças tecnológicas, econômicas e de negócios proporcionam diversas oportunidades, e ao mesmo tempo muitos desafios, o que, consequentemente, afeta diretamente o setor educacional e as políticas voltadas para o crescimento e acesso aos programas governamentais direcionados à educação. É nesse contexto de crescimento do uso das tecnologias na educação que, segundo o Censo do Ensino Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ensino presencial teve queda nas matrículas e a EaD registrou um grande crescimento, para mais de um milhão. Diante desse contexto de crescimento expressivo da EaD, percebe-se também o crescimento no número de estudantes que não concluíram os seus cursos. O que não se trata de um problema exclusivo dessa modalidade de educação em questão, e que tem sido motivo de muitas pesquisas acadêmicas, no sentido de compreender quais são os fatores que determinam a permanência dos estudantes em seus cursos de graduação. Por meio de uma abordagem qualitativa foi possível apresentar um quadro geral sobre o tema estudado, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental e empírica bem como a quantificação dos dados coletados com o intuito de compreendê-los e mensurá-los numericamente, além da realização da análise de conteúdo como previsto por Bardin (2016), utilizamos como instrumento para a coleta de dados um questionário on-line disponibilizado aos estudantes, da mesma maneira que foi realizada uma entrevista com os docentes do curso. A fundamentação teórica esteve ancorada em autores como a profa. Pricila Kohls dos Santos, Vicent Tinto e José Moran. Os resultados da pesquisa indicam que, para além da gestão da instituição, da qualidade do curso, da prática docente e da dedicação do estudante, o que mais contribuiu para a permanência desse grupo de estudantes foi a necessidade de terminarem o curso para melhorarem a sua renda salarial e sua realidade social.
Palavras - Chave: Educação a Distância; Permanência; Ensino Superior.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee