Este artigo analisa o fator dedicação do estudante, considerando as tecnologias digitais, a internacionalização e a educação para a cidadania global em contextos emergentes do ensino superior. Neste sentido, esta pesquisa busca conhecer e verificar as relações entre a dedicação do estudante e a sua permanência na educação superior, na visão de estudantes ao analisar as impressões relacionadas a sua dedicação aos estudos como aspecto para a permanência estudantil. Para além de uma reflexão sobre as demandas, desafios e potencialidades da juventude contemporânea, o estudo analisa o perfil do estudante, bem como a sua escolaridade prévia ao ingresso na educação superior.
Tal como propõe Santos (2020) no Modelo Integracionista para a Permanencia, estudantes, docentes e gestores devem trabalhar em conjunto com o fim de articular um processo de qualidade e equidade no sistema educativo, principalmente para os estudantes. Para isso, uma das possibilidades de aproximação e vinculação entre a educação básica e superior, tanto para os processos de ensino e aprendizagem, como nos processos de desenvolvimento profissional.
De acordo com Estrada Mejía e Kohls-Santos (2022) existe um abismo entre a Educação Básica e a Superior e este pode ampliar-se quando os atores das instituções educativas não dispensam atenção a este aspecto e não compreendem as mudanças necessárias para favorecer a passagem dos alunos à graduação, os professores que evitam modificar suas práticas, estudantes que não se empoderam em seu papel de alunos e famílias que não entendem totalmente seu papel em relação aos filhos universitários e, sobretudo, dimensionar e desenvolver o projeto de vida dos estudantes atrelada a formação universitária.
Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a análise e contribuição da proposta de Projetos de Vida para fomentar a dedicação aos estudos e a permanência estudantil, ou seja, analisa a importância do Projeto de Vida na educação básica e vincula com a permanência e sucesso acadêmico na educação superior. O estudo se caracteriza como misto, qualitativo e quantitativo, para conhecer e compreender melhor as variáveis relacionadas à permanência do estudante frente aos desafios do contexto emergente da educação superior.
Para a coleta e geração dos dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que “é um instrumento de coleta de dados, que consiste em uma série ordenada de questões, respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador.”(p. 88). O questionário, ao responder a um método dedutivo hipotético, pressupõe a existência de um conjunto de variáveis conhecidas a priori que, traduzidas em indicadores, podem medir sua distribuição em uma determinada população. Também é importante dizer que o instrumento de pesquisa passou pela análise de especialistas, que fizeram a validação de construto e do conteúdo. Assim, o questionário tem questões de múltipla escolha e questões abertas, o que permite aprofundar a opinião dos participantes sobre o tema proposto. Para tanto, utilizou-se o método de triangulação de dados, proposto por Flick (2009), quando diz que ambas as abordagens se apoiam mutuamente e podem apresentar um quadro mais geral do problema estudado.
Como resultados, apresenta como proposta para os programas universitários de licenciatura e bacharelado, a abordagem do Projeto de Vida ao longo dos estudos para promover a permanência e sucesso acadêmico, especificamente na dimensão profissional.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee