A autorregulação da aprendizagem (ARA) é um processo importante para o enfrentamento com sucesso dos desafios acadêmicos presentes no ensino superior. Por não se constituir em habilidade inata, a promoção da ARA é uma das metas das práticas educativas e que pode ser desenvolvida com o suporte dos serviços de apoio aos estudantes. O objetivo desse estudo é descrever um programa de promoção da ARA, baseado nas “Cartas de Gervásio ao seu Umbigo: Comprometer-se com o estudar na educação superior”, desenvolvido em uma disciplina eletiva oferecida a universitários matriculados em uma instituição pública brasileira. Além disso, este estudo busca avaliar o impacto da disciplina eletiva no processo de ARA de universitários que frequentaram as mesmas. Tal disciplina é híbrida, realizada em quinze encontros semanais, que ocorrem presencialmente e com atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. A participação dos estudantes nas oficinas é voluntária, mas a aprovação reverte-se em crédito para a conclusão do curso. A disciplina é oferecida por meio de uma parceria entre a Faculdade de Educação e o Serviço de Apoio aos Estudantes (SAE) da universidade. Desde o início de sua implantação, no ano de 2013, participaram da mesma por volta de 1500 estudantes, preferencialmente matriculados nos anos iniciais dos cursos. Em cada encontro, norteados pelas “Cartas de Gervásio ao seu Umbigo”, são trabalhados aspectos e dimensões da ARA, por meio da leitura das narrativas, atividades reflexivas, atividades em grupo, sínteses coletivas, além de exercícios on-line com feedback individual e personalizado. No encontro inicial, os estudantes são convidados a participarem de uma investigação, por meio do preenchimento de instrumentos de autorrelato, os quais são novamente aplicados no final dos encontros, caracterizando as medidas de pré e pós-teste, a fim de se compreender o impacto das oficinas na ARA. Os dados de uma amostra de 246 participantes que frequentaram as oficinas de 2013 a 2018 indicaram ampliação no conhecimento e nos níveis de ARA, tendo por referência o início e o final da intervenção, sendo as diferenças estatisticamente significantes. Soma-se que maiores ganhos foram observados nos estudantes que iniciaram as oficinas com níveis mais baixos de conhecimento e de uso dos processos de ARA. Os resultados reafirmam a importância de uma diversidade de ações no oferecimento de suporte ao processo de aprendizado dos estudantes, principalmente considerando as diferenças no perfil dos universitários que hoje acessam o ensino superior. Além disso, sugerem que o impacto positivo da disciplina eletiva esteja vinculado à mediação pedagógica e pelas interações entre estudantes que frequentam a disciplina com níveis e conhecimentos distintos sobre ARA. Os resultados favoráveis dessa ação lembram sobre os desafíos para o atendimento de um número maior de estudantes, com sugestão de ampliação nos recursos materiais e humanos investidos nos serviços de apoio aos universitários, bem como na utilização das novas tecnologias de informação, as quais podem ser um dos caminhos para a democratização no acesso a tal disciplina eletiva.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee