Nos últimos anos houve um significativo aumento de ingressantes no Ensino Superior, devido ao incentivo de várias políticas públicas no Brasil, visando a qualificação da mão de obra para serem inseridas rapidamente no mercado de trabalho e o país possa aproveitar melhor o período do bônus demográfico. Contudo, além dessa preocupação, este ensaio teórico também ressalta a dificuldade da permanência desses estudantes no Ensino Superior, já que cada vez mais a universidade está recebendo alunos com um background acadêmico muito diverso e precário.
Diante desse novo cenário, a universidade preocupa-se cada vez mais com a permanência e o abandono dos alunos dos seus respectivos cursos, em função de variadas razões de cunho pessoal, contextual e psicológico. Portanto, buscando compreender melhor este último aspecto, este ensaio teórico sinaliza a importância da prática pedagógica do professor universitário, na construção da relação intrínseca entre aluno e conhecimento e esta ainda pode representar um aliado no enfrentamento dos desafios no primeiro ano de graduação.
Este trabalho possui o propósito de lançar luz em mais um elemento que pode fortalecer a relação professor universitário e aluno, através do fortalecimento da confiança do aluno para estudar. Nesse sentido, este ensaio teórico afirma que a relação professor-aluno desenvolvida na sala de aula baseia-se na prática pedagógica do professor. Todavia é importante lembrar que essa prática está pautada na crença pedagógica que o docente possui para ensinar (autoeficácia docente).
A autoeficácia docente consiste no julgamento que o professor faz da sua capacidade para ensinar um determinado conhecimento aos seus alunos. Em vista disso, essa crença influencia desde a escolha dos conteúdos a serem ensinados até os métodos e as técnicas que serão utilizados na aula. Dessa forma, este trabalho acredita que o professor com uma elevada crença de autoeficácia docente se sente mais confiante para ensinar aos seus alunos, persistindo diante dos obstáculos, desenvolvendo novas estratégias, apresentam mais maleáveis as mudanças e constroem o conhecimento em parceria com alunos.
Dessa forma, este estudo conclui que a autoeficácia docente influencia a relação que é construída entre professor e aluno e esta por sua voz pode ser um componente para fortalecer a confiança dos alunos para estudar (autoeficácia acadêmica). Representando que estudantes universitários mais confiantes da sua capacidade de aprender, se tornam mais motivados e menos propensos ao abandono do Ensino Superior.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee