O ingresso, a permanência e a conclusão de um curso superior envolvem questões políticas, sociais, históricas, econômicas e também subjetivas. A recente expansão pela qual passou o Ensino Superior no Brasil trouxe para as universidades um público mais diversificado no que se refere a faixas etárias, características étnico-raciais e socioeconômicas. Essa diversidade apresentada por este novo público exige uma análise de todo o universo que permeia as relações dentro das universidades, que além do processo de ensino-aprendizagem e de questões materiais, envolve também questões relacionais, no que diz respeito às relações entre os discentes, entre discentes e docentes. Nesse sentido, tendo em vista avaliar como essas questões têm sido abordadas pela pesquisa educacional, realizamos o presente estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetivou caracterizar a produção acadêmico-científica de artigos sobre o tema permanência estudantil e universidade. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico na base de dados Scielo nos últimos dez anos (2011 a 2021). A pesquisa buscou artigos publicados no Brasil, em português de 2011 a 2021, e que contivessem, ao mesmo tempo, as palavras-chave “permanência estudantil” ou “permanência” e “universidade” ou “Ensino Superior”. A busca resultou na localização de dez artigos. Após a leitura de todos os textos, realizamos a categorização deles a partir das temáticas mais centrais discutidas. Assim, foram definidas cinco categorias, a saber: trajetória escolar, avaliação das políticas assistenciais, democratização do acesso, desempenho acadêmico, saúde mental e permanência estudantil. A depender da discussão empreendida em cada texto, ele pôde figurar em mais de uma categoria. Dessa forma, obtivemos nove trabalhos discutindo o desempenho acadêmico, oito sobre democratização do acesso, seis sobre trajetória escolar e avaliação das políticas assistenciais e apenas dois analisando saúde mental e permanência estudantil. No tocante à categoria mais presente nos textos – desempenho acadêmico –, os nove artigos que discutiram essa questão afirmam que os benefícios e serviços de apoio oferecidos pela assistência estudantil são fundamentais tanto para a permanência quanto para a conclusão do curso, principalmente para os estudantes mais pobres. Em relação à discussão sobre democratização do acesso, presente em oito dos artigos localizados, aponta-se para a importância também da democratização do acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. Referente à terceira categoria – trajetória escolar –, os seis artigos em que ela aparece apontam que a trajetória do estudante de camadas populares é marcada por questões de ordem material e simbólica que interferem diretamente em sua permanência na universidade, nos índices de retenção bem como no desempenho acadêmico. Sobre a avaliação das políticas assistenciais, os artigos encontrados indicam a importância da existência das políticas de assistência estudantil para a permanência dos estudantes das camadas sociais mais desfavorecidas financeiramente. E, por fim, a última categoria de análise – saúde mental – está presente em apenas dois artigos, que afirmam ser fundamental a problematização da Universidade e das relações desenvolvidas no contexto acadêmico em busca da saúde mental dos estudantes universitários como forma de ações institucionais para promover a permanência estudantil. Destaca-se o pequeno número de trabalhos que versam especificamente sobre a dimensão simbólica da experiência universitária, notadamente a questão da saúde mental. Nesse sentido, apontamos a necessidade de mais estudos que enfoquem essa temática. Compreendemos que estudar políticas de permanência estudantil dentro das instituições de Ensino Superior, tendo em vista diminuir o abandono nesse nível de ensino, implica uma investigação que englobe tanto questões macrossociais (históricas, políticas, econômicas, materiais) quanto microssociais relativas a aspectos simbólicos e subjetivos da experiência universitária.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee