Paradojas y dilemas académicos de la permanencia estudiantil en el marco de la pandemia Covid-19: El caso del ITM Colombia

  • Author
  • John Edisson Urrego Romero
  • Abstract
  • La pandemia vivida durante los pasados dos años trajo consigo retos y desafíos en el campo educativo a nivel mundial, especialmente en el ámbito de la salud mental, cuyas afectaciones incidieron directamente en la motivación y los sentimientos académicos de los estudiantes para adaptarse y continuar su proceso de formación. Si bien la educación en modalidad remota fue una alternativa importante para dar continuidad a la educación, además de los factores académicos asociados a la deserción, los estudiantes se vieron afectados significativamente en el campo de lo laboral, lo económico y lo social. Por ello, el objetivo de este artículo es reflexionar acerca de algunos factores asociados a la deserción y la permanencia estudiantil en el marco del regreso a la presencialidad al Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM) de Medellín Colombia durante el primer semestre del 2022, buscando esbozar algunos desafíos que permitirían capitalizar los aprendizajes institucionales adquiridos a lo largo de la pandemia. La metodología empleada se enmarcó en examinar los resultados de un tamizaje de sentimientos académicos y expectativas de los estudiantes, así como un análisis de los resultados de percepción de estudiantes alrededor de la compensación del aprendizaje inconcluso producto de la pandemia. Los resultados demostraron que, a diferencia de lo esperado, la percepción de la mayoría de los estudiantes del ITM fue de poca afectación por parte de la pandemia en su ámbito personal y laboral, con oportunidades para estudiar y trabajar simultáneamente, optimizando los tiempos para realizar otro tipo de actividades. No obstante, estos resultados se confrontan con el incremento desmedido en atenciones psicológicas y el aumento de cancelaciones y suspensiones de semestre durante el período estudiando debido a motivos laborales y familiares. Por otro lado, a nivel académico se evidencia un impacto en el incremento de las brechas de aprendizaje y de oportunidades que afectó a aquellos estudiantes más desfavorecidos debido al incremento en la pérdida de asignaturas y la tendencia a desertar por la poca flexibilidad curricular en materia de virtualidad de los programas ofertados en la institución.

  • Keywords
  • Sentimientos académicos, adaptación universitaria, pandemia, permanencia
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee