Mentoria entre pares na Universidade: implantação, re-construção do programa e ações iniciais

  • Author
  • Adriane Martins Soares Pelisosni
  • Co-authors
  • Marilda Aparecida Dantas Graciola , Soely Aparecida Jorge Polydoro , Juliana Barbosa Consonni , Ligiane Regina Coelho
  • Abstract
  • Com a ampliação e diferenciação nas características dos estudantes, as instituições de ensino superior (ES) são desafiadas a implementarem ações que promovam o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos universitários. Tais ações são imprescindíveis visto que a experiência no ES desafia os estudantes com novas demandas, sendo fundamental a realização de intervenções preventivas que auxiliem os estudantes a enfrentarem os desafios presentes no ES. Este trabalho integra o simpósio sobre ações institucionais de apoio à permanência de estudantes nos anos iniciais do ensino superior, o qual descreve três programas de apoio e a avaliação de seus impactos. Nesta comunicação apresenta-se a implantação de um programa de mentoria entre pares, realizado numa universidade pública paulista, a Unicamp, para favorecer a integração, a convivência e contribuir para a adaptação acadêmica dos ingressantes a partir do acolhimento. O programa aconteceu a partir da participação voluntária de ingressantes, que foram acompanhados por estudantes veteranos e orientado por um docente ambos de seu respectivo curso. Por meio da colaboração entre pares, foi disponibilizado apoio aos estudantes acerca do funcionamento e da organização da instituição, da vida acadêmica e dos serviços de apoio disponíveis. O Programa de Mentoria (PMU) foi realizado virtualmente durante o primeiro semestre de 2021 e participaram do programa 1996 ingressantes, 554 mentores(as) e 125 tutores(as), além da equipe que organizou as atividades. Para preparar os mentores e tutores, foi realizado um programa que incluiu reuniões informativas e formativas, além da disponibilização de guias e documentos informativos sobre a vida acadêmica nos campi. Ao final do período do PMU, foi realizada uma avaliação geral por meio de um questionário criado para cada público participante, com o objetivo de levantar informações relevantes para o planejamento e adaptação do PMU 2022, bem como avaliar as contribuições, as percepções, as dificuldades e sugestões dos(as) participantes do programa em 2021. Em geral, os ingressantes mentorados indicaram que o programa contribuiu para a compreensão da universidade, do   curso e para a ampliação no senso de pertencimento aos mesmos. Eles ainda, destacaram satisfação com o entusiasmo e a disponibilidade do mentor, com a orientação recebida e com a empatia dos colegas. As principais dificuldades relatadas pelos ingressantes ao participarem do PMU foram a falta de tempo para participar das reuniões, limites na formação de vínculos com os demais participantes no ambiente virtual, adversidades em conciliar estudos e mentoria. Para os mentores, o programa contribuiu também para a própria compreensão do curso e da universidade, para refletirem sobre as dificuldades vividas na transição para o ensino superior, no desenvolvimento de empatia e no estabelecimento de novas amizades. As dificuldades relatadas pelos estudantes mentores foram relacionadas ao agendamento das reuniões virtuais, ao desinteresse de alguns ingressantes e limites na formação de vínculo no ambiente virtual. E para os  professores tutores, os resultados indicaram que o programa contribuiu para reflexões sobre as dificuldades e demandas dos ingressantes na graduação, fortalecimento da empatia, satisfação com a proximidade com os estudantes Observou-se que o programa proporcionou a aproximação entre os diferentes públicos favorecendo o contato para eventuais demandas, e, em especial, dos estudantes ingressantes.  Apesar de ter sido avaliado de maneira positiva pela comunidade, foram identificados necessidades de aprimoramento do programa, tais como: maior divulgação na comunidade interna para ampliar o conhecimento sobre as atividades, definição mais direta e clara sobre os papéis dos envolvidos, apoio e organização para acesso e contato entre os envolvidos e adaptação para o formato presencial. Sugere-se a continuidade desta inciativa institucional, bem como a continuidade das avaliações de forma longitudinal, com o propósito de investigar o impacto do programa ao longo do tempo na vida acadêmica.

  • Keywords
  • Mentoria, Ingressantes, Sucesso Acadêmico, Abandono, Adaptação.
  • Modality
  • Simpósios Auto-organizados
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee