PREVENÇÃO DO ABANDONO NO 1.º ANO: APOIAR OS ESTUDANTES NA SUA ADAPTAÇÃO ACADÊMICA

  • Author
  • Leandro da Silva Almeida
  • Co-authors
  • Joana R. Casanova
  • Abstract
  •  

    Mudanças recentes nos processos de ensino-aprendizagem destacam a centralidade do estudante na forma como aprende e no seu sucesso académico. Assume-se que aquilo que o estudante aprende decorre menos daquilo que faz o professor e mais daquilo que faz o próprio estudante. Contudo, estas mudanças podem favorecer os estudantes que ingressam no Ensino Superior com mais bases de conhecimentos e com melhores estratégias de aprendizagem, o que nem sempre ocorre junto dos estudantes provenientes de famílias menos favorecidas a nível socioeconómico e sociocultural. Neste contexto, as instituições devem intervir preventivamente no desenvolvimento de competências que ajudem esses estudantes a enfrentar com maior autonomia os desafios da sua adaptação, promovendo o sucesso académico, reduzindo as taxas de abandono que, para alguns estudantes, ocorre já no decurso do 1.º ano do Ensino Superior (ES). Neste trabalho relata-se uma intervenção junto dos estudantes que ingressaram em dois cursos na área da Educação, num total de 150 estudantes. Realizaram-se três sessões de uma hora com cada uma das cinco turmas, ao longo do 1.º semestre: na primeira analisaram-se as expetativas iniciais dos estudantes e as dificuldades antecipadas na sua adaptação; na segunda abordaram-se as vivências académicas no sentido da adaptação e satisfação dos estudantes; e na terceira analisaram-se os métodos de estudo e a antecipação das classificações no final do 1.º semestre. As sessões foram realizadas recorrendo a atividades especificamente concebidas e recorrendo a uma ferramenta digital (Wooclap), facilitadora da interação entre os estudantes. A utilização desta ferramenta decorre do uso generalizado do smartphone por parte dos estudantes e à existência de boas condições da internet nas salas de aula; a sua utilização foi também útil por permitir a interação dos estudantes mantendo o respeito pelas normas de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19. Ilustrando essa utilização, na primeira sessão os estudantes descreveram as suas experiências na transição para o ES. Desta forma, as palavras e a sua frequência permitiram construir uma nuvem de palavras, possibilitando a visualização imediata das exigências e dificuldades sentidas, assim como um diálogo sobre os recursos pessoais e institucionais a mobilizar. As palavras e expressões mais mencionadas que denotam um sentido positivo da transição foram: desafio, responsabilidade, crescimento ou aventura. As expressões e palavras negativas foram menos numerosas, aliás muito semelhantes nas cinco turmas, por exemplo medo, ansiedade ou isolamento. Ao longo das sessões foram recolhidos dados através do Instrumento de Screening de Risco de Abandono do Ensino Superior, avaliando a satisfação com a formação, a exaustão académica e a intenção de abandono dos estudantes. Os resultados apontam para bons níveis de satisfação com a formação que estavam a receber no Ensino Superior, mas ainda assim, algum desgaste emocional devido ao volume e dificuldade das atividades académicas. Verificou-se reduzida intenção de abandono, o que poderá estar relacionado com a própria implementação das sessões descritas. A realização das mesmas evidenciou a pertinência da partilha conjunta das vivências emocionais e das dificuldades experienciadas que, por serem comuns, facilitaram a partilha de estratégias de enfrentamento entre os estudantes. Reforça-se a importância do estabelecimento de uma rede de suporte entre pares, facilitadas pela proximidade nas relações interpessoais próximas entre colegas e com os professores. A realização de trabalhos de grupo dentro e fora da sala é entendida pelos estudantes como oportunidade para o desenvolvimento das relações e competências sociais. A consciência e partilha pelos estudantes de dificuldades presentes na sua transição e adaptação ao Ensino Superior, assim como o levantamento de estratégias seguidas para lidar e superar tais dificuldades, justifica a pertinência da intervenção realizada.

     

  • Keywords
  • Abandono, Estudantes do 1.º ano, Adaptação, Sucesso académico
  • Modality
  • Simpósios Auto-organizados
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee