A retenção no ensino superior pode ser conceituada do ponto de vista do estudante representando a sua motivação para atingir seus objetivos acadêmicos, primeiramente a obtenção do diploma. Persistência é também o período de tempo em que o estudante permanece matriculado na universidade e pode ser considerado como um pré-requisito, uma condição necessária, mesmo que não suficiente, para o sucesso universitário. Quando os estudantes deixam a universidade antes de atingir seus objetivos pretendidos, eles podem ser rotulados como estudantes desistentes. A análise bibliométrica compreende duas abordagens principais para explorar um campo de pesquisa: a análise de desempenho e o mapeamento científico. A análise de desempenho inclui métricas relacionadas às publicações, às citações e a ambas. O mapeamento científico foca na interpretação das estruturas conceitual, intelectual e social de um corpus. As técnicas de visualização incluem gráficos de redes, espaços conceituais e visualizações de estruturas temporais. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da estrutura conceitual sobre o abandono e a retenção na educação superior utilizando o pacote R Bibliometrix para a análise bibliométrica. O problema de pesquisa abordará a seguinte questão: qual a estrutura conceitual da pesquisa em educação sobre a retenção e o abandono no ensino superior? Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base Web of Science utilizando a expressão de busca: retention OR dropout OR abandonment. O resultado recuperou 429145 documentos. Como a expressão de busca é muito abrangente, foram utilizados os seguintes filtros: área de pesquisa – Education Educational Research; tipos de documentos – artigos de periódicos, de conferências, de revisão e de acesso antecipado; idioma – inglês; pesquisa com a expressão de busca – “higher education” OR undergraduate*. O resultado recuperou 3753 documentos, abrangendo o período de 1970 a 2022. Para interpretá-los e explorar a estrutura conceitual, foi utilizado o pacote R Bibliometrix, que é um software livre para a análise e a visualização de campos de pesquisa. Como resultado da pesquisa foram apresentadas as seguintes visualizações: evolução dos documentos publicados no período de 1976 a 2022; o mapa temático e a rede de coocorrência de palavras-chave dos autores; e a evolução temática da estrutura conceitual dos bigramas extraídos dos resumos. Conclui-se que o emprego da análise bibliométrica possibilita uma interpretação mais ampla de um tema, indicando conceitos a serem explorados no aprofundamento da pesquisa.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee