A INCLUSÃO COMO MEIO DE TORNAR VISÍVEL O INVISÍVEL: AÇÕES QUE FAVORECEM A PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SERTÃO NORDESTINO

  • Author
  • Nozângela Maria Rolim Dantas
  • Co-authors
  • Natália Diniz Silva , Janai Erika da Silva Santos , Rian Vieira de Melo Carneiro Pontes
  • Abstract
  • As ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe do projeto de extensão denominado de Projeto Incluir, da Unidade Acadêmica de Educação, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras-PB, procura desenvolver atividades que buscam viabilizar a permanência do estudante com deficiência em seu espaço acadêmico. Não basta promover a acessibilidade, mas é necessário oferecer condições para a permanência desses estudantes. Para tanto, o projeto Incluir/NAI procura dar suporte por meio da promoção de cursos de LIBRAS, para estudantes, servidores técnico-administrativo e professores que tenham interesse em aprender. Também foi oferecido oficina de Braile e orientação de como lidar com alunos com deficiência com cegueira e baixa visão. Para melhor assistir os alunos a universidade oferece a Monitoria Inclusiva. Os alunos se inscrevem para dar assistência a um aluno com deficiência no intuito de dar assistência nas atividades acadêmicas. Além disso, também dialogam com os professores desse aluno sobre as dificuldades de aprendizagem e procuram a melhor maneira de auxiliar nesse processo. Os alunos monitores inclusivos são orientados por professores-orientadores que se dispõem a acompanhá-los. Na falta desse professor o NAI assume esse papel e faz essa orientação desses alunos. O NAI também oferece serviço de escuta psicológica breve a esses alunos e orientação aos professores e demais servidores que buscam por orientação pedagógica sobre determinadas ações voltadas par ao aluno com deficiência. No entanto, muitas vezes os serviços oferecidos esbarram na burocracia e na falta de profissionais capacitados, como a falta de pedagogo na equipe e mais interpretes de LIBRAS para atender tanto alunos e professores surdos. Também falta a possibilidade de adquirir notebooks para ter o auxílio das tecnologias assistivas no intuito de atender alunos surdos que não sabem LIBRAS. A um aluno surdo que faz matemática e que não sabe LIBRAS está sendo oferecido um curso de LIBRAS para ele aprender a se comunicar por essa língua também, bem como aos extensionistas e aos monitores que queiram aprender. O que se tem notado é que esses alunos com deficiência ficam muito vulneráveis ao abandono da educação Superior devido estarem em situação de vulnerabilidade e pela falta de políticas inclusivas na instituição em que estudam e pela própria burocracia que os exclui, como a lentidão na compra de equipamentos e na resolução de seus problemas. 

  • Keywords
  • Inclusão, Educação Superior, Permanência.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee