AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA IES

  • Author
  • Zena Eisenberg
  • Co-authors
  • Helen Vieira de Oliveira , Anna Clara Cadilhe
  • Abstract
  •  

    Resumo. A adaptação e o bem-estar dos universitários têm sido motivo de preocupação crescente, no Brasil e no exterior. Pesquisas, como aquelas conduzidas por Hughes & Smail (2015) e por Krause, Hartley & James (2005) têm identificado um conjunto de fatores trazidos por estudantes que podem indicar uma maior propensão à evasão, seja do curso ou da instituição, ou, ainda, do ensino superior como um todo. Os fatores identificados incluem: questões emocionais; questões de saúde mental; decepção com relação a expectativas não confirmadas no primeiro ano de estudos; notas baixas; dificuldades para formar círculos de amizade; dificuldades com autonomia e gestão de tempo; questões financeiras; dúvida sobre a escolha do curso; e problemas de relacionamento com professores, entre outros. No intuito de combater a evasão e melhorar a experiência acadêmica de universitários, instituições de ensino superior têm criado programas de tutoria, monitoria e outras formas de apoio para os estudantes, entre elas, o apoio psicopedagógico. Este último está incluído nos critérios de credenciamento do Instrumento de Avaliação Institucional do SINAES (2017). O presente artigo relata uma experiência de apoio psicopedagógico a estudantes de uma IES privada, filantrópica, que conta com aproximadamente 1/3 de seu alunato beneficiários de bolsa 100% (PROUNI ou bolsa filantrópica). A IES em questão possui um núcleo de apoio psicopedagógico que atua junto aos universitários desde 2014. Ao final de cada semestre, eles preenchem um formulário anônimo de avaliação dos atendimentos recebidos. As avaliações preenchidas foram analisadas para os anos de 2017 a 2019, somando um total de 252 formulários. Como as perguntas dos formulários eram abertas, os dados foram analisados utilizando o software Atlas Ti 9.0. Os resultados obtidos trazem como motivos principais para a procura pelo apoio dificuldade de organização nos estudos e preocupação com desempenho acadêmico. Analisamos também os fatores que eles consideraram mais significativos nos atendimentos. O fator mais frequentemente mencionado foi o acolhimento/atenção da profissional. Por fim, quando perguntados em relação a uma melhora acadêmica, estudantes responderam que os atendimentos ajudaram na organização dos seus estudos, no seu desempenho acadêmico, e na autoconfiança/autoestima. Os resultados são analisados a partir de uma reflexão sobre a importância do bem-estar emocional do estudante e do acolhimento que a instituição dedica àqueles que ingressam no ensino superior.

  • Keywords
  • : Abandono, apoio psicopedagógico, bem-estar acadêmico
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee