O objetivo desta produção é refletir sobre as representações sociais e as estratégias de manutenção de vínculos e permanência estudantil a partir do espaço de discussão proporcionado pela realização de rodas de conversas virtuais durante a pandemia da Covid-19 com os estudantes e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. A suspensão das atividades presenciais na UTFPR, determinada a partir de março de 2020 devido a pandemia, trouxe uma demanda por ações de readequação das atividades desenvolvidas com e para a comunidade acadêmica. Entre as ações, estão as atividades de Assistência Estudantil que visam garantir atendimentos e acompanhamentos sociais, pedagógicos e psicológicos aos estudantes que contribuam para a permanência e conclusão nos cursos. Neste mesmo sentido, o atendimento aos universitários passou, de forma abrupta, por transformações que se fizeram necessárias, com adaptações e ações diferenciadas diante das atividades remotas e o uso das tecnologias. Como estratégia de ação, a equipe multiprofissional do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), estabeleceu a sistematização de algumas temáticas de forma a manter a qualidade dos serviços prestados no atendimento às necessidades dos acadêmicos no que se refere à vida acadêmica, o aprendizado com a nova metodologia de ensino – remoto – e as questões psicopedagógicas e de Assistência Estudantil. Dentre as atividades planejadas, foram oportunizados momentos de discussão de temas atinentes ao momento pandêmico com o intuito principal de manutenção do vínculo acadêmico e a permanência na instituição. De natureza qualitativa, com base no método de análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) tornou-se possível observar que as temáticas, bem como as discussões e a participação da comunidade acadêmica, converteram-se em uma das estratégias de fortalecimento do sentimento de pertencimento institucional e permanência dos acadêmicos. Assim, para a análise do conteúdo foram seguidas as três etapas apontadas por Bardin: pré-análise – na qual foram escolhidas as temáticas e materiais que subsidiaram as discussões; exploração do material – que compreendeu a escolha das unidades e o recorte da análise; o tratamento dos resultados: inferência e a interpretação – baseou-se na participação efetiva, contribuição e vínculo com os sujeitos levando a inferência de que a estratégia como o “Café com Debate”, durante a necessidade de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, mostrou-se uma estratégia profícua para a permanência estudantil. Observa-se que aos fatores de ordem externa às instituições, apesar de não estarem sob o controle direto destas, é esperado que elas assumam uma conduta ativa no sentido de propiciar a redução da influência destes fatores em relação à permanência dos acadêmicos. Ações neste sentido decorrem principalmente do planejamento e implementação institucional que favoreça a criação de espaços que articulem o ensino e a formação acadêmica de modo que a universidade desenvolva políticas para o enfrentamento da desistência e consolide ações de permanência estudantil, a fim de reduzir os índices de evasão acadêmica.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee