O período acadêmico vivenciado pelos estudantes durante o curso superior é conhecido como sendo estressante e exigente, com alto índice de abandono e evasão, principalmente em universidades públicas federais. A partir disso, as Instituições de Ensino Superior têm buscado intervir não apenas para aumentar a permanência de estudantes, mas, também para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental do corpo discente. Neste trabalho apresentaremos como o Edital de Protagonismo Estudantil, que visa contemplar estudantes com bolsas para projetos de desenvolvimento das condições discentes, é realizado e como tem gerado bons resultados para a comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Como método, realizamos estudo de caso sobre um projeto de protagonismo estudantil desenvolvido durante a pandemia COVID-19, cujo edital exigia que fosse realizado de forma online, pela internet, no qual foi desenvolvido um perfil de comunidade em uma rede social digital de larga utilização pelos estudantes. Neste perfil foram articuladas informações sobre saúde mental de estudantes, práticas para melhoria de qualidade de vida, conteúdos debatidos em Live’s por profissionais de saúde mental e, enquanto comunidade digital, o perfil pôde levantar questões de estudantes e criar conteúdos a partir da colaboração da comunidade discente, bem como apresentar profissionais de saúde para esclarecer dúvidas de acadêmicos. A equipe deste trabalho foi composta pelo discente proponente orientado por um profissional da área de psicologia social e acompanhado por uma funcionária técnica da área de pedagogia. O projeto, após ter sido aprovado, teve duração de quatro meses e foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2021. Foi realizado levantamento de materiais sobre intervenções em Instituições de Ensino Superior e fatores de risco na comunidade universitária nos temas de qualidade de vida e saúde mental. Projetos semelhantes, em universidades brasileiras, foram analisados e, após levantamento interno sobre redes sociais utilizadas por estudantes de graduação, a rede social escolhida foi o Facebook, por conter inclusive grupos oficiais da Universidade para cursos e projetos internos. Um perfil de comunidade desta rede social, criado previamente em projeto anterior, foi aproveitado e divulgado pelos canais oficiais da universidade, inclusive por e-mail e coordenadores de cursos. Foram realizadas enquetes com estudantes sobre suas dificuldades, anseios, dúvidas em geral e, a partir disso, conteúdos inéditos foram elaborados, bem como divulgação de materiais existentes na rede de internet sobre os temas tratados, bem como a apresentação de profissionais escolhidos. As estratégias adotadas no gerenciamento das atividades, publicação de conteúdo e melhoramento contaram com o auxílio de softwares dentro dos limites da gratuidade, também é importante ressaltar que o andamento do projeto aconteceu de maneira dialógica, isto é, necessitou-se discutir e repensar as maneiras de alcançar engajamento dos internautas. Como resultado, houve desenvolvimento positivo do estudante contemplado com a bolsa de protagonismo estudantil e foi notado um bom retorno da comunidade acadêmica frente às informações e encontros articulados pelo site comunitário dentro da rede Facebook. Concluímos que tanto o edital institucional Estudante Protagonista, quanto o conteúdo desta ação de integração específica, contribuem para a melhoria da qualidade de vida acadêmica, melhoria da saúde mental relacionada ao ambiente educacional e, portanto, atuam no sentido de reduzir índices de evasão nos cursos superiores de graduação.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee