Sabe-se que a entrada na universidade é um período de mudanças que, apesar de esperado e planejado, propicia contextos exaustivos que podem influenciar ou desencadear o desenvolvimento de alterações comportamentais e emocionais nos acadêmicos. Dada a situação em questão, menciona-se a implantação de um serviço de atendimento psicológico em um centro universitário no interior do Ceará, surgido a partir da lógica de prevenção e promoção de Saúde Mental necessária aos grupos estudantis. Objetiva coletar opiniões sobre saúde mental e evasão universitária dos estudantes atendidos pelo Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante (NAPSI) do Centro Universitário INTA-UNINTA. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é de cunho quantitativo e descritivo, na qual, alinhado a isso, utilizou-se a Pesquisa de Opinião, com o intuito de coletar dados. O contato inicial com a temática ocorreu em março de 2022 e a coleta de dados ocorreu em maio e junho de 2022. A população da pesquisa foram os estudantes atendidos pelo NAPSI do UNINTA desde março de 2020 a março de 2022. Foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico e um questionário de opinião acerca do atendimento psicológico e suas repercussões no contexto de vida do discente. Inicialmente foi criado um formulário na plataforma Google Forms com os dois instrumentos. Posteriormente as pesquisadoras solicitaram ao coordenador do serviço o acesso aos dados cadastrais. Feito isso, foi criado um texto padrão perguntando se o participante aceitava ou não responder a pesquisa. Após o aceite foi disponibilizado a cada participante o formulário com o link para responder as perguntas. Após a coleta de dados as pesquisadoras descreveram os dados conforme as respostas coletadas nos instrumentos. O presente estudo contou com a participação de 237 universitários. Destes, 74,7% do sexo feminino (n= 177) e 24,9% do sexo masculino (n= 59). Quando perguntados sobre a questão se o estudante já teve algum problema psicológico 84% responderam que sim, sendo esse um número identificador importante para a necessidade de promoção de saúde mental no contexto universitário. O estudo revelou que quanto ao grau de satisfação dos atendimentos que os universitários receberam dos profissionais, 42,2% responderam “muito satisfeitos” quanto ao serviço de Psicologia do NAPSI e 52,3 % se disseram “satisfeitos”. Quando perguntados sobre a melhoria do bem-estar com os atendimentos psicológicos, 28,7% marcaram a opção “excelente”. Um dado considerável de se evidenciar está relacionado a satisfação do estudante ter feito psicoterapia na graduação, em que 53,6 % marcaram a opção “satisfeitos” e 27,4% “muito satisfeitos”. E quanto a importância disso, 67,1% consideram importante demais. Entrementes, relacionando o serviço de psicologia com a evasão universitária, 84,4% dos estudantes opinaram que um serviço como o NAPSI contribui para a permanência do estudante na faculdade, e destes, 61,6% opinaram que o atendimento psicológico influenciou para a sua permanência no UNINTA. Quando perguntados sobre a questão se em algum momento o discente pensou em abandonar o curso, 60,8% responderam que sim, e concomitante a isso opinaram acerca dos fatores que lhes motivaram a permanecer, na qual 39,7% responderam “apoio psicológico” e 56,3% responderam “a realização do sonho do curso superior”. A pesquisa de opinião discutida neste artigo sustentou a ideia para que as IES promovam espaços de cuidados e manejo para a prevenção de saúde mental, tendo em vista que os dados opinados demonstram que um serviço de psicologia é um espaço acolhedor e que repercute para a permanência do discente na universidade.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee