O programa de iniciação científica na formação acadêmica: uma iniciativa/experiência para promoção da permanência estudantil

  • Author
  • Pricila Kohls-Santos
  • Co-authors
  • Silvia Keli de Barros Alcanfor , Adriana Pelizzari
  • Abstract
  • A permanência estudantil na educação superior é tema recorrente no universo académico e institucional, seja por ações que incrementem a permanência ou por estudos diagnósticos sobre as causas do abandono universitário. Distintos autores abordam o fenômeno da permanência estudantil como complexo por ser este multifatorial, por isso mesmo foi e é estudo desde diferentes áreas do conhecimento e perspectivas teóricas.

    Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a perspectiva dos estudantes em relação a sua participação em programas de iniciação científica e como sua participação pode influenciar a permanência nos estudos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de carácter mixto, sendo realizada a triangulação dos dados qualitativos e quantitativos.

    A análise dos dados será realizada a luz da teoria proposta por Tinto (2012, 2022) e Kohls-Santos (2022) que apresentam que a construção de comunidades no meio universitário que são importantes para combater a evasão e promover a permanência, pois não somente se desenvolvem competências acadêmicas como também competências interpessoais, habilidade que fazem parte da formação integral, tais, como trabalho em equipe, habilidade de comunicação, socialização, dentre outras.

    Os resultados apresentam que os participantes da pesquisa se sentem motivados a participar dos programas de iniciação científica e afirmam que a participação nas pesquisas com professores da graduação e pós-graduação lhes apresenta uma oportunidade de ampliar conhecimentos, conhecer diferentes possibilidades de atuação profissional, bem como lhes auxilia na organização e disciplina para os estudos. Ainda assim, apresentam que a participação na Iniciação Científica é importante para a permanência nos estudos, pois aproxima o estudante ao ambiente da universidade e a estar sempre em busca de novos conhecimentos e aplicação prática de muitas teorias.

     

    A partir desse estudo podemos perceber que a criação de comunidade ou de espaços de partilha são realmente importantes no meio universitário, assim como fomentam e motivam aos estudantes a estarem e fazerem parte do cotidiano da Universidade, bem como auxiliam na formação do ser estudante e na motivação para os estudo e, por conseguinte, a permanência estudantil. O fato é que se a IC se mostrou um diferencial na vida acadêmica do estudante em semestre mais avançado, é bem provável que seja também um incentivo à permanência estudantil nos semestres iniciais.

  • Keywords
  • Iniciação Científica, Educação Superior, Motivação, Permanência Estudantil, Comunidades de Aprendizagem
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee