Considerando as dimensões do Brasil (8,5 milhões de km2 de extensão e uma população de mais de 213,3 milhões de habitantes em 2021), torna-se um grande desafio atender a todas as demandas por uma educação tradicional para as pessoas de todas as idades em cada localidade do território brasileiro (IBGE, 2019), diante das mudanças ocorridas na sociedade, a partir do distanciamento social, decorrente da pandemia de COVID-19, ocorreram transformações no comportamento dos estudantes gerando uma procura por cursos na modalidade à distância. A possibilidade de realizar um curso técnico voltado para qualificação profissional tornou-se uma saída para os estudantes de baixa renda que buscam oportunidades no mundo do trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), fundado com o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário, propõe a oferta de cursos técnicos na modalidade à distância a partir de uma organização curricular compreendida através do desenvolvimento de competências, práticas de estágio e projetos integradores. A abordagem institucional se justifica pela necessidade de uma compreensão operativa, ou seja, capaz de refletir a intenção política e pedagógica da instituição em efetivar práticas educativas centradas na formação para o trabalho e a vida, em consonância com a complexidade das demandas atuais da sociedade. A escola Senac de Educação à Distância, durante o ano de 2021 realizou 41.123 matrículas em cursos técnicos espalhados entre os mais de 300 polos credenciados distribuídos em todo território brasileiro. Assim como nas demais modalidades educacionais, a permanência é uma preocupação constante na educação técnica à distância. As pesquisas realizadas por Tinto (2000, 2005) enfatizam que o envolvimento e o engajamento consistem no mais importante argumento para a persistência nos estudos, logo, buscando criar ações voltadas para mitigar a evasão, instituiu-se o Programa Pertencer EAD, no qual é dividido em 3 pilares: usabilidade (interação no ambiente virtual de aprendizagem), acolhimento (desafios dos educadores/tutores) e serviço (relacionamento com o cliente/estudante). Através das práticas realizadas, obteve-se o índice de 123,57% de permanência no ano de 2021. Com o objetivo de analisar quais ações do Programa Pertencer EAD mais contribuíram para o engajamento dos estudantes e consequentemente para o índice de permanência, esta pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo a partir de análise qualitativa considerando os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011). Para constatação do objetivo considerou-se os dados de matrículas, cancelamentos, sugestões e reclamações recebidas previamente via portal de comunicação “fale conosco” no ano de 2021 além dos dados da pesquisa de satisfação respondidas pelos estudantes no mesmo período. Após a análise prévia dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais responsáveis pelos pilares de usabilidade, acolhimento e serviço do Programa Pertencer. Os resultados demonstram que o envolvimento e o engajamento tornam-se expressivos quando o estudante participa dos processos de qualificação e melhorias dos cursos, ou seja, através das evidências identificadas nos canais de comunicação, pesquisa de satisfação e relacionamento tutor e aluno no ambiente virtual de aprendizagem.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee